1Win

Os prós e contras dos substitutos de Maicon no Grêmio contra Flamengo

Técnico Roger tem três opções para o meio-campo no jogo de domingo


Fonte: Diário Gaúcho

Os prós e contras dos substitutos de Maicon no Grêmio contra Flamengo
Giuliano, William Schuster e Marcelo Oliveira
Foto: Montagem sobre fotos de Lucas Uebel/Grêmio, Divulgação


Roger Machado consome as horas em busca dos melhores substitutos para Walace, suspenso, e Maicon, lesionado, para a partida contra o Flamengo. As virtudes e os defeitos dos candidatos foram testadas na quinta-feira, em exercício que será repetido no treino desta sexta no CT Luiz Carvalho.

Como são muitas opções e os treinamentos não têm longa duração - o Grêmio aboliu os coletivos -, a decisão do técnico incluirá uma boa dose de intuição. Fora de campo, as opiniões se dividem. Uma solução que ganha força entre os torcedores é o recuo de Giuliano.

Na seleção sub-20 no Mundial e no Sul-Americano em 2009, ele atuou por diversas vezes nessa função. Seu técnico naquela equipe era Rogério Lourenço, que vê esta opção como boa alternativa para Roger Machado.

— Utilizava ele como segundo volante quando queria deixar o time mais ofensivo. Ele sempre teve uma entrega grande, não tem essa de marcar mais ou menos. Hoje, entendo que você não pode ter um volante que só rouba a bola. Também precisa de qualidade no passe, algo que o Giuliano tem de sobra — opina Lourenço.

Volante campeão da Libertadores de 1995, Luiz Carlos Goiano improvisaria Marcelo Oliveira e preencheria a lateral esquerda com Marcelo Hermes. Entende que seria um desperdício recuar Giuliano, o que retiraria do time a transição rápida do meio para o ataque.

— Giuliano é o ponto de equilíbrio para as boas atuações do Grêmio. Tem que ficar onde está. Mas Roger é inteligente. Deve ter uma carta na manga — acredita o atual diretor de futebol do Novorizontino, classificado para a primeira divisão paulista de 2016.

Ex-comentarista da Rádio Gaúcha, Lauro Quadros surpreende. Sugere que Erazo saia da zaga e vá atuar na frente da área. Elogia a qualidade do equatoriano na saída de bola e acredita que ele possa repetir a função desempenhada por Edmilson na Copa de 2002. Lauro também opina sobre a ausência praticamente certa de Luan, que se recupera de um edema na coxa direita e ainda não treinou nesta semana. E vê em Everton o melhor substituto.

— Não sou idiota em achar que Luan não é bom. Mas, exageros à parte, ele pensa que joga o que Everton joga — diz.

Por enquanto o único volante garantido no setor, Moisés não arrisca uma opinião. Só observa que, com Schuster ou Giuliano, a equipe ficará mais veloz, diferentemente de Marcelo Oliveira, jogador mais afeito à marcação.

— Vai da opção do Roger. Todos estão prontos, o Schuster está pronto para uma oportunidade — afirma.

Veja as três opções de Roger:

Giuliano e Everton

Prós: Mais mobilidade e velocidade no meio-campo. Se Giuliano for recuado, o time ganha em qualidade na saída de bola. A entrada de Everton dá a opção de jogada individual com drible.

Contras: O time perde em poder de marcação no setor. Como Moisés é o único volante de origem, Giuliano terá de se adequar às tarefas defensivas que são exigidas pela função.

Oliveira e Hermes

Prós: A improvisação de Marcelo Oliveira como volante deixa o meio-campo mais protegido. A opção por Marcelo Hermes na lateral também reforça a marcação pelo lado esquerdo da defesa.

Contras: Com Roger, Oliveira ainda não foi utilizado no meio-campo e terá de se readaptar. Na lateral, Hermes atuou em só seis jogos no Brasileiro _ o último há mais de um mês, contra o Avaí.

William Schuster

Prós: Homem de confiança de Roger no Novo Hamburgo, é meia de origem e tem boa saída de bola. Sua entrada não modificaria a estrutura do meio-campo e manteria a dinâmica do time.

Contras: Quando recebeu chances no Grêmio, não aprovou. Contra o Fluminense, no Maracanã, foi titular e teve atuação muito discreta. Ao todo, disputou quatro jogos pela equipe tricolor.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio tem razão em reclamar da arbitragem
- Grêmio perde para o Bahia e deixa o G-6 do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Bahia





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

29/4/2024