1Win

Léo Gerchmann lança livro Somos Azuis, Pretos e Brancos

A sessão de autógrafos, que ocorreu na GrêmioMania da Arena, contou com a participação do técnico Roger Machado

Fonte: Site Oficial

Léo Gerchmann lança livro Somos Azuis, Pretos e Brancos
Na tarde desta quinta-feira, 29, ocorreu na Arena, o lançamento do livro “Somos Azuis, Pretos e Brancos”, a nova obra do jornalista, escritor e torcedor do Tricolor, Léo Gerchmann. A sessão de autógrafos aconteceu na GrêmioMania Megastore e contou com a presença do técnico Roger Machado, do presidente Romildo Bolzan, do vice-presidente do Conselho de Administração, Odorico Roman, do presidente do Conselho Deliberativo, Milton Camargo, do diretor jurídico, Nestor Hein, do chefe de gabinete, Marco Bobsin, do CEO Gustavo Zanchi, do executivo de marketing Beto Carvalho e demais dirigentes do Clube. Centenas de pessoas prestigiaram o evento, que seguiu até o início da noite.

No livro, produzido com a colaboração do Grêmio, que colocou à disposição arquivos e documentos sobre a história da instituição, o autor desmonta o mito da segregação racial atribuída ao Clube, mostrando que era muito difícil para os negros jogarem nos clubes brasileiros por razões, sobretudo, socioeconômicas.

Para Gerchmann, este é um dos trabalhos mais importantes de sua sua carreira. “Eu tenho uma honra muito grande de ter escrito este livro. É a obra da minha vida porque estou fazendo um acerto de contas com a história do meu Clube do coração. Me sinto muito feliz”, comentou o escritor.

O presidente Romildo Bolzan destacou a importância deste trabalho realizado pelo jornalista para esclarecer aspectos do passado do Clube. “O Grêmio sempre foi um time de conteúdo popular e do povo gaúcho, que se espalhou por todo o Brasil. Quando se desmistifica uma situação em que o Clube, em um determinado momento de sua história não tinha negros no seu elenco, o Léo comprova através de uma pesquisa histórica, que este fato não é verdadeiro. O Grêmio sempre foi popular, teve negros e principalmente foi e é um Clube inclusivo, muito bem caracterizado nessa obra”, completou.

O técnico Roger Machado, junto ao jornalista, concedeu autógrafos e fotografou com os torcedores. “É muito bacana estar presente neste momento tão importante. Tenho percebido pelos depoimentos das pessoas que vieram até aqui, um sentimento de gratidão por esclarecer uma injusta atribuição dentro da história do Clube. Como o Léo frisou, o livro é um acerto de contas com a história, trazendo importantes correções de informações”.

No próximo dia 7 de novembro, Léo Gerchmann estará na Hamburgueria 1903, no centro de Porto Alegre, às 17h30, para um bate-papo sobre a obra recém lançada.

Sobre o autor
Léo Gerchmann é repórter de Zero Hora. Trabalhou como correspondente da Folha de S. Paulo na Argentina e em Porto Alegre. Em 2014, também lançou o livro Coligay – Tricolor e de todas as cores , pela editora Libretos.