1Win

Dupla Gre-Nal apoia Primeira Liga, mas deve relegar torneio ao 2º plano

Inter priorizará o Gauchão caso não dispute a Libertadores, enquanto Grêmio entende que torneio serve para "discutir o calendário" do futebol brasileiro e seus mecanismos


Fonte: GloboEsporte

Dupla Gre-Nal apoia Primeira Liga, mas deve relegar torneio ao 2º plano
Primeira Liga inicia em janeiro (Foto: globoesporte.com)

A Primeira Liga – com clubes de Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais – ainda não conseguiu exatamente encantar os gaúchos. Apesar de terem confirmado presença na competição, Inter e Grêmio já traçaram outras prioridades para os primeiros meses de 2016. A Libertadores, claro, é o horizonte desejado.
O Tricolor, apesar de vibrar com a possibilidade de discutir a situação do futebol brasileiro, está perto de confirmar uma vaga na competição continental - é terceiro no Brasileirão. Já o Colorado, em sexto no Nacional, se antecipou e, caso fique fora do torneio sul-americano, priorizará a conquista de mais um estadual.

O primeiro ponto que contrapõe opiniões é a valorização. Conforme apurado pelo GloboEsporte.com, a Liga pagará ao campeão um prêmio especulado em R$ 4 milhões. O montante, no entanto, ainda depende de aceto de cotas com a TV que transmitir a competição, o que está indefinido. Por outro lado, fica aquém do patamar alcançado pelo Gauchão, que oferece ao vencedor mais de R$ 5 milhões.

Outro complicador diz respeito ao calendário. Virou rotina entre clubes brasileiros um choro uníssono pelo excesso de jogos, que causa desgaste e acarreta em uma qualidade menor do espetáculo. O advento da Liga apertará ainda mais este período, com o estadual e Libertadores em disputa. A segunda rodada do torneio nacional, prevista para ocorrer entre os dias 17 e 18 de fevereiro, já apresenta um asterisco. Se algum dos times envolvidos no certame estiver confirmado na competição continental, as partidas serão postergadas para o dia 24 de fevereiro (Grêmio enfrenta o Coritiba dia 17 e o Inter pega o Avaí no dia seguinte).



Há também o fato de a Liga não colocar o vencedor em outro campeonato. Colocar a equipe principal sem ter a possibilidade de alcançar uma competição maior a torna menos estimulante. mas claro, também há o fator "novidade" da competição, que pode atrair interesse.

EM BUSCA DO HEXA
O Inter não menospreza a Liga. Porém, se for preciso, mandará a campo uma equipe alternativa. O presidente Vitorio Piffero já antecipou que o objetivo, caso o time não alcance a vaga à Libertadores, será o estadual. A manutenção da hegemonia soma-se a outro fator. Há 25 anos, quando o Grêmio foi hexacampeão (1985 a 1990), uma equipe não alcança o feito em sequência. Para o Colorado, o tempo ainda é superior (entre 1969 e 1976 foi octacampeão).

- Quero ser hexacampeão gaúcho. Temos que ganhar o do ano que vem, como ganhamos o deste ano. A prioridade está aí. É o Gauchão. A Sul-Minas é uma iniciativa que o Inter apoia. Na competição do ano que vem, serão cinco datas. Uma coincide com o Gre-Nal. As datas valem para o Gauchão. É o que está definido. A Copa Sul-Minas aproveitará o resultado de campo. Nossa prioridade é o Gauchão - diz Piffero.


Romildo Bolzan e Vitorio Piffero (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)


DEBATE CULTURAL
O Grêmio foi um dos entusiastas da empreitada, o que poderia dar a impressão de que a Liga seria a prioridade no próximo ano. O presidente Romildo Bolzan Júnior acredita que o debate servirá ao futebol do país:

- Meu entusiasmo com a Liga não é exatamente a competição em um primeiro momento. É a perspectiva de fazer um debate cultural do futebol brasileiro. Do calendário, corporativo, da nova forma do financiamento, que dá transparência na organização do campeonato a partir dos clubes. Sou entusiasta da institucionalização destas questões. O torneio é muito rápido, cinco jogos chegando na final, três jogos em tese, e se aproveitando de mecanismos. Estamos trabalhando também um produto, que vai ser iniciado e ter continuidade. O que mais importa é a perspectiva completa de começar a fazer um debate dentro dos clubes.

Ou seja, se a discussão surge como salutar, será preciso aprimorar alguns aspectos para a Liga entrar como prioridade de colorados e gremistas. Até lá, conviverá com a disputa de torneios paralelos.


VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



O Grêmio deve priorizar a Primeira Liga porque o Charmosão é do conselheiro Novelleto e dos vermelhos.
E ganhar a Primeira Liga significa uma PAUSA do tal campeão de TUDO...

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

1/5/2024