1Win

Fonte: ESPN

Eliminatórias vão esvaziar finais da Sul-Minas-Rio
GAZETA PRESS

Não tem jeito: o calendário parece mesmo um problema quase insolúvel no futebol brasileiro. A Sul-Minas-Rio é a próxima competição que deve sair do papel completamente atrapalhada pelo conflito de datas com jogos de seleções. Pelo calendário divulgado, o torneio deve ter nada menos que suas finais esvaziadas pelas eliminatórias para a Copa do Mundo.

Na tabela, as semifinais estão marcadas para os dias 23 e 24 de março e a decisão para 31. O problema é que as eliminatórias sul-americanas têm rodadas justamente nos dias 24 e 25 e nos dias 28 e 29. Ou seja: os convocados certamente perderiam as semis e só entrariam em campo na final em caso de um desgastante esforço logístico.

Há vários jogadores hoje que poderiam ser convocados entre os times participantes. São os casos, por exemplo, de Vilches (Atlético-PR), Mena e De Arrascaeta (Cruzeiro), Erazo e Marcelo Grohe (Grêmio), Alisson (Internacional), Victor (Atlético-MG), Armero e Guerrero (Flamengo).

E a situação deve ficar ainda pior porque a seleção olímpica costuma jogar nas mesmas datas da seleção principal. Assim, o torneio ficaria ainda mais desfalcado por nomes como Otávio (Atlético-PR), Marlon e Gustavo Scarpa (Fluminense), Alisson e Vinícius Araújo (Cruzeiro), Walace e Luan (Grêmio), William, Valdívia e Vitinho (Internacional), Douglas Santos e Carlos (Atlético-MG) e Jorge (Flamengo).

O curioso é que a Sul-Minas-Rio é uma liga criada pelos próprios clubes, que costumam reclamar bastante das questões de calendário. O torneio, que será disputado em meio aos estaduais, terá apenas cinco datas - são três jogos pela fase de grupos, além das semifinais e decisão, em jogo único.