GREnal: humildade, raça e olho no apito


Fonte: Leila Krüger

GREnal: humildade, raça e olho no apito
Todo mundo esta vendo que, hoje, o Grêmio pratica um futebol que está entre os melhores do país — apesar de precisar de reforços, como um camisa 5 experiente e com bom porte físico e um camisa 10 incontestável. É tudo bem que Gauchão não é parâmetro, mas todos estão jogando seus regionais e enfrentando equipes que vão de bem treinadas até sofríveis. Sei que antes o Grêmio enfrentará o bom Guarani de Bagé, mas estamos é de olho no GREnal: o primeiro de 2026. Clássico é clássico, e este, para mim, é o mais disputado do país e um dos maiores do mundo.

O Grêmio visivelmente foi muito prejudicado no apito em 2025, inclusive no Gauchão, e nos anos recentes — situação oposta à do rival. Sei que todos os clubes às vezes são beneficiados e prejudicados, mais as “excentricidades” do VAR contra o Clube de Todos, junto às falhas de Volpi (que falhou naquele braço curto em seu único jogo em 2026), nos tiraram da Libertadores da América e mantiveram o fantasma da B vivo durante quase todo o campeonato. Literalmente, por pouco lado, o VAR manteve o Sci na A. Não merecia.

Isso tudo para dizer que precisamos l, nos gremistas, ficarmos de olho no apito e no VAR no GREnal. A FGF resolveu voltar a escalar Klein, que cometeu absurdos contra o Grêmio em 2025, e já levou quase 5 minutos para validar um gol visível a olho nu contra o São Luiz — até o narrador da TV estranhou. Não deu para achar um ângulo, Klein? Além de não ter dado faltas para o Grêmio e ter marcado outras inexistentes para o São Luiz. Então, esses árbitros que sempre “erram” devem ser vetados, ou, no mínimo, vigiados. Já têm “culpa no cartório”.

Além disso, o Grêmio foi literalmente “operado” no GREnal mais recente, em que, mesmo assim, venceu por 3 a 2. Então, olho no apito e não aceitaremos os velhos dinossauros nem “lance interpretativo”, ou se atirar em faltas e pênaltis in sustentes — Scibteve incríveis 24 ou 25 penais a seu favor no ano passado, recorde histórico mundial, para um time modesto.

Em segundo lugar, para o GREnal precisamos ter raça e coragem, que sempre nos caracterizaram como Imortal. Mas também jogar com a calma e a estratégia necessárias. Eles vão provocar, e o apito FGF tem pendido para eles.

E por fim e muito importante: HUMILDADE. É fato que o time do Grêmio é melhor no papel hoje, inclusive tem um treinador de ponta. Mas clássico é clássico. E é no estádio deles. Não caiamos na conversa de certos “isentos” de que já está ganho, o Grêmio vai atropelar, Sci tem um time horrível e está decidido. Muitos que afirmam isso querem que ocorra exatamente o oposto disso — que o “super Grêmio do Mister” perca.

Enquanto isso, aguardamos reforços: o time não está pronto, e, mais uma vez, Gauchão não é parâmetro. Queremos sonhar e conquistar em 2026. O Grêmio é um dos NOG SIX do Brasil, com 3 Libertadores e 1 Mundial, e tem de ser protagonista nas competições que disputa. Tem de fazer bonito, e para isso investir em patrocínios, receitas, time.

O primeiro GREnal de Luís Castro, nosso Mister. Deus nos abençoe, Grêmio e gremistas.


VEJA TAMBÉM
- GREnal: humildade, raça e olho no apito
- Valores rescisões, plano B para volante e cláusulas Carlos Vinícius no futebol.
- Volpi rescinde com o Grêmio e se aproxima de rival da Série A.




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

21/1/2026




20/1/2026