Criticados se destacam em excelente desempenho do Grêmio frente ao São Paulo


Fonte: -

Criticados se destacam em excelente desempenho do Grêmio frente ao São Paulo

Se há um mês alguém dissesse a qualquer torcedor do Grêmio que Pavón, Amuzu e Edenílson seriam destaques de uma vitória importante sobre o São Paulo, seria alvo de piadas. Mas aconteceu. Além da presença artilheira de Carlos Vinícius, autor dos gols do 2x0 sobre o time paulista, o criticado trio foi determinante para a construção do resultado que aproxima o Imortal dos dez primeiros colocados. Muitos profissionais do futebol exaltam exatamente a oportunidade de mudar cenários e opiniões a cada três dias. No caso dos jogadores citados, que foram justamente apupados em diversos momentos do ano, será necessário mais tempo de boas atuações para convencer a torcida gremista. O processo, no entanto, foi iniciado. O São Paulo chegou a quatro derrotas nas últimas cinco rodadas. Escalações Mano Menezes não pôde contar com Thiago Volpi, Kannemann, Marlon, Aravena e André Henrique. Gabriel Grando, Wagner Leonardo, Lucas Esteves e Amuzu foram titulares. Carlos Vinícius e Marcos Rocha voltaram ao time. Hernán Crespo seguiu com muitos desfalques também. Cédric Soares, Ferraresi, Rafael Tolói, Enzo Diaz, Bobadilla, Pablo Maia e Oscar não estiveram disponíveis. Maílton, Sabino, Wendell, Alisson e Rodriguinho foram titulares.

Como Grêmio e São Paulo iniciaram o duelo válido pela 28ª rodada do Brasileirão 2025 — Foto: Rodrigo Coutinho
Crédito da imagem: Rodrigo Coutinho

O jogo Da dificuldade de frear os contragolpes do São Paulo com Tapia pela esquerda ao desequilíbrio causado por Pavón e Amuzu depois dos 30 minutos. O 1º tempo do Grêmio diante do São Paulo reservou cenários diferentes em Porto Alegre. O jogo era igual até a lesão de Alysson, que foi sacado para a entrada de Pavón pouco depois da metade da etapa inicial. Os primeiros minutos tiveram um ritmo frenético. Troca de contragolpes e acelerações, pouca pausa. Tapia dava muito trabalho ao receber nas costas de Marcos Rocha. Levava vantagem na maioria dos duelos em campo aberto contra Noriega, mas terminava mal as jogadas. Aos poucos a partida ganhou mais trabalho de bola por parte das equipes, posses mais longas passaram a ser a realidade. Novamente o São Paulo se saiu melhor num primeiro momento. Conseguia transitar com maior desenvoltura no meio-campo, principalmente a partir das ações de Marcos Antônio. Wendell saiu lesionado e Patryck entrou.

Grêmio x São Paulo Luciano — Foto: Reprodução
Crédito da imagem: Reprodução

A precisão pelo lado esqquerdo caiu. Tapia chegou a finalizar com perigo após boa troca de passes na intermediária ofensiva, mas o Grêmio já havia começado a crescer. Dentro do modelo de marcação por encaixes e perseguições que o São Paulo executa, Marcos Rocha era quem mais encontrava liberdade. Muitas vezes Tapia não voltava combatendo o lateral, de forma proposital, visando aproveitar as transições rápidas em suas costas. Mas as compensações defensivas dos paulistas nem sempre funcionavam, e o lateral gremista ganhava liberdade de ação. Ele já tinha invadido a área com perigo após tabelar com Edenílson. Avançava pelo meio, deixava a amplitude a cargo do ponta no setor direito. Primeiro Alysson e depois Pavón. Pela esquerda, a lógica era inversa. Lucas Esteves atacava bem aberto e Amuzu flutuava da esquerda para dentro. Conseguiu se desgarrar do encaixe de Alan Franco e levar perigo. Chegou a finalizar da entrada da área, mas o melhor estava por vir.

Carlos Vinícius comemora gol contra o São Paulo — Foto: Maxi Franzoi/AGIF

Carlos Vinícius comemora gol contra o São Paulo — Foto: Maxi Franzoi/AGIF
Crédito da imagem: Maxi Franzoi/AGIF

O São Paulo ainda buscou se instalar com a bola no campo de ataque até o fim da 1ª etapa, mas mostrava pouca desenvoltura para achar as combinações e fugir da marcação gaúcha. Crespo agiu ainda no intervalo. Desfez o esquema com três zagueiros. Sacou Alan Franco para a entrada de Lucas. Alisson e Marcos Antônio seguiram como volantes. Lucas e Rodriguinho fizeram uma dupla de meias. Assim como já havia ocorrido em partidas recentes de troca de esquema tático, o São Paulo não teve criatividade e se expôs bastante aos ataques adversários.



VEJA TAMBÉM
- CARLOS VINÍCIUS BRILHA! Grêmio vence o São Paulo e volta a respirar no Brasileirão
- MUDANÇA DE RUMO NO GRÊMIO! Time mostra evolução e Mano Menezes ganha respiro no comando
- COBRANÇA MILIONÁRIA! Vitória aciona o Grêmio na CBF por dívida na compra de Wagner Leonardo






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

17/10/2025


16/10/2025