O Grêmio manifestou, através de uma nota oficial publicada nesta segunda-feira (6), sua indignação com a arbitragem brasileira. A gota d'água foi o que aconteceu no último sábado (4), contra o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista. No interior de São Paulo, o Grêmio teve o zagueiro Kannemann expulso no fim do 1º tempo e sofreu o gol no último lance do jogo, em cobrança de pênalti de Jhon Jhon após a arbitragem assinalar toque de mão do lateral Marlon na bola dentro da área.
Depois do diretor de futebol Guto Peixoto e do lateral Marlon soltarem o verbo contra a arbitragem, o clube divulgou uma nota oficial nesta segunda-feira (6) alegando ter sido prejudicado em 15 oportunidades em 2025 e prometeu tomar algumas medidas. Uma delas é o pedido de anulação dos cartões recebidos por Kannemann (vermelho) e Marlon (amarelo) contra o Red Bull Bragantino. Um ofício já foi encaminhado ao Departamento de Competições (DCO) da CBF.
"O Grêmio reafirma seu compromisso com a ética, a justiça esportiva e a transparência, defendendo não apenas os interesses do Clube, mas também a qualificação da arbitragem e a credibilidade do futebol brasileiro", diz parte da nota.
Ainda no último domingo (5), a CBF anunciou o afastamento do árbitro Lucas Casagrande e do árbitro de vídeo Gilberto Rodrigues VAR), que trabalharam no clássico entre São Paulo e Palmeiras.
O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense vem a público manifestar sua indignação com a sequência de erros graves de arbitragem que têm prejudicado diretamente o Clube nas competições nacionais ao longo da temporada de 2025. Somente neste ano, o Grêmio registrou 15 equívocos significativos, devidamente documentados, que influenciaram resultados de partidas e causaram impactos desportivos, econômicos e institucionais.
O episódio mais recente ocorreu no último sábado, 4 de outubro, em Bragança Paulista, durante o confronto contra o Red Bull Bragantino. Na ocasião, dois erros determinantes — amplamente reconhecidos por analistas, torcedores e pela própria comunidade esportiva — ar a lisura das competições e valorizar o futebol brasileiro.
O executivo de futebol, Luis Vagner Vivian, encontra-se no Rio de Janeiro para tratar dos erros cometidos e propor à Comissão de Arbitragem da CBF medidas de qualificação da arbitragem nacional. Iniciativa semelhante já havia sido realizada em maio deste ano, em ação liderada pelo presidente Alberto Guerra e pelo coordenador técnico Luiz Felipe Scolari.
Outras ações complementares estão sendo avaliadas e serão divulgadas oportunamente. O Grêmio reafirma seu compromisso com a ética, a justiça esportiva e a transparência, defendendo não apenas os interesses do Clube, mas também a qualificação da arbitragem e a credibilidade do futebol brasileiro.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio acerta com Paulo Pelaipe após Rui Costa decidir ficar no São Paulo
- Trio do Grêmio faz história e chega à semifinal do Mundial Feminino Sub-17
- Mano Menezes deixa futuro em aberto e João Lucas ganha sequência no Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio vence juventude e amplia liderança na final do Gauchão Feminino
Torcedores garantem camisa e conhecem o ídolo Jardel na GrêmioMania Megastore.
Mosqueteiras garantem vitória contra o Juventude na primeira partida da final.
Evento de Grêmio e Unisinos promove luta antirracista no âmbito do futebol
Grêmio acerta com Paulo Pelaipe após Rui Costa decidir ficar no São Paulo
Trio do Grêmio faz história e chega à semifinal do Mundial Feminino Sub-17
Mano Menezes deixa futuro em aberto e João Lucas ganha sequência no Grêmio
Reforço confirmado! Marcos Rocha retorna de lesão e deve ser titular contra o Vasco
Grêmio terá três novidades contra o Vasco; Mano Menezes faz ajustes na equipe titular