Projeto Social do Grêmio Ajudou Menina a Trabalhar no Clube Após Enchente


Fonte: -

Projeto Social do Grêmio Ajudou Menina a Trabalhar no Clube Após Enchente

Márcia Vitória relembra história marcante no IGT A enchente de maio de 2024 inundou a sede do Instituto Geração Tricolor (IGT), braço social do Grêmio que ficava à beira do Guaíba, em Porto Alegre, e levou embora um espaço de acolhimento a crianças e adolescentes carentes dos seis aos 18 anos. Além disso, tirou delas um abrigo de educação, esporte e lazer em meio à natureza. Porém, enquanto funcionários e voluntários interromperam as atividades no instituto para ajudar as famílias duramente atingidas pelo avanço das águas nos bairros Humaitá, Farrapos e Navegantes, o clube providenciou uma nova estrutura de atendimento na Arena.

O serviço voltou a funcionar com salas de aula e informática para 80 jovens no turno inverso ao escolar. Fornece também alimentação e transporte de forma gratuita. – O IGT começa lá no Olímpico, são 15 anos de história. Acho que nosso propósito principal dentro do instituto é usar o esporte e a educação como uma ferramenta de transformação, de desenvolvimento social – resume a supervisora educacional Andréa Pagliarini. Supervisora educacional destaca crescimento de Vitória dentro do IGT Vitória não olha mais para trás A história de Andréa no IGT se mistura com a evolução de Márcia Vitória Bianchi de Melo, de 15 anos. Moradora da região do entorno da Arena, a menina conheceu o projeto aos sete anos e não desgrudou mais da supervisora até 2025, quando passou a trabalhar como auxiliar na loja Grêmio Mania por meio do programa Jovem Aprendiz.

Andréa e Vitória (no canto, à direita) com crianças e funcionários do IGT — Foto: Divulgação / IGT
Andréa e Vitória (no canto, à direita) com crianças e funcionários do IGT — Foto: Divulgação / IGT

Para ganhar a vaga no setor de separação de compras pela internet, Vitória contou com a ajuda de Andréa para fazer o currículo e passar nas entrevistas. Um ciclo que foi aberto e fechado por conta das oportunidades que o IGT ofereceu. – A nossa história é paralela aqui dentro. Nos emociona porque o IGT não transforma só a vida das crianças, dos adolescentes e das famílias. Transforma também a vida do profissional, mexendo com o nosso coração. A gente cria o vínculo, como se fossem nossos filhos. A Vitória era uma menina super tímida, introspectiva. E conseguimos acompanhar todo esse desenvolvimento, esse crescimento – relata Andréa. Foi por meio das aulas de remo no Guaíba, facilitadas pela localização da sede destruída pela enchente, que Vitória pegou gosto pelo esporte.

Vitória encontrou no remo uma das motivações para evoluir no esporte — Foto: Divulgação / IGT
Vitória encontrou no remo uma das motivações para evoluir no esporte — Foto: Divulgação / IGT

Em uma competição contra meninas mais experientes de clubes sociais e também de outros estados, enfrentou o medo devido aos gritos de um professor do IGT. – Passaram várias meninas na minha frente, eu nervosa já. Daí eu vi que o professor estava me incentivando a ganhar: "continua, continua, não para, não olha para trás”. Nisso eu olhei para frente, ganhei medalha de ouro – conta Vitória, já em lágrimas, e emocionando a todos que participavam da entrevista. Vou levar para a vida. Ele (O professor) me abraçou, vi que naquele momento tinha alguém ao meu lado, como a professora (Andréa) torce por mim. — Márcia Vitória Bianchi de Melo, assistida pelo IGT dos sete aos 15 anos

Márcia Vitória Bianchi de Melo hoje trabalha na loja Grêmio Mania — Foto: Divulgação / IGT
Márcia Vitória Bianchi de Melo hoje trabalha na loja Grêmio Mania — Foto: Divulgação / IGT


VEJA TAMBÉM
- Grêmio e Internacional disputam Léo Duarte; quem levará o zagueiro?
- Saída inesperada! Reforço do Grêmio solicita transferência – O que está por trás da decisão?
- Renato Portaluppi desabafa sobre críticas e projeta próxima batalha contra o Grêmio após vitória contra o Inter






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

2/8/2025


1/8/2025