Situação de Carballo no Grêmio após término de contrato nos EUA


Fonte: -

Situação de Carballo no Grêmio após término de contrato nos EUA

Com contrato encerrado nos EUA, Carballo deve voltar ao Grêmio. O contrato de empréstimo de Felipe Carballo com o New York Red Bulls, dos Estados Unidos, encerrou-se em 30 de junho. O atleta voltou ao Grêmio e treina normalmente. Porém, um mês depois, sequer foi para o banco de reserva nos jogos. Conforme apurou o ge, o volante uruguaio tem boas condições físicas. Ele retornou ao CT Luiz Carvalho em 10 de julho. Onze dias depois, passou a trabalhar junto ao grupo principal. Nos Estados Unidos, era utilizado com frequência. A última partida foi em 28 de junho, um empate em 2 a 2 com o Minnesota United. Carballo tem contrato com o Grêmio até dezembro de 2026. Contudo, a saída antecipada do atleta é uma possibilidade. O Nacional, do Uruguai, tem interesse no jogador. Um dos vice-presidentes do clube, Alex Saúl, afirmou em entrevista ao programa Polideportivo, da Teledoce, que "negociações por Felipe Carballo ocorrem há meses". — Seria ótimo que ele viesse em janeiro — completou o dirigente, no último domingo. Circula junto à imprensa esportiva uruguaia que seria vontade de Carballo defender novamente o time pelo qual foi revelado e estava antes de chegar ao Tricolor, em 2023. Até esta quinta-feira, o clube gaúcho afirma não ter sido procurado pelo Nacional. Entretanto, a direção sabe que Carballo é um ativo importante na atual janela de transferências e leva em consideração a regra da Fifa que determina que um jogador de futebol só pode atuar por até dois clubes em uma mesma temporada. Ou seja, se Carballo jogar pelo Grêmio, fica com o mercado limitado. A exceção é para equipes que possuem temporada inversa, como a europeia, que começa em agosto e vai até julho, aproximadamente. Mesmo assim, a posição passada ao ge é que "todos atletas do elenco estão sempre à disposição do clube em primeiro lugar". O Grêmio tem preferência por vendê-lo — até para reforçar o caixa em busca de reforços para outras posições. A última opção seria emprestá-lo novamente.

Carballo em treinamento do Grêmio em 21 de julho — Foto: Lucas Uebel / Grêmio Divulgação
Carballo em treinamento do Grêmio em 21 de julho — Foto: Lucas Uebel / Grêmio Divulgação

O que diz a regra da Fifa: "Jogadores podem ser registrados em no máximo três clubes durante uma temporada. Durante esse período, um jogador só é elegível para jogar partidas oficiais por dois clubes. Como exceção a essa regra, um jogador que se transfere entre dois clubes pertencentes a associações com temporadas sobrepostas (ou seja, início da temporada no verão/outono em vez de inverno/primavera) pode ser elegível para jogar partidas oficiais por um terceiro clube durante a temporada relevante, desde que tenha cumprido integralmente suas obrigações contratuais com seus clubes anteriores e desde que as disposições relativas aos períodos de registro (artigo 6) e à duração mínima de um contrato (artigo 18, parágrafo 2) sejam respeitadas. As limitações conforme este parágrafo não se aplicam se um jogador desejar ser registrado com base na exceção do artigo 6, parágrafo 3, alínea a). O Regulamento de Competições da Copa do Mundo de Clubes da FIFA™ pode estabelecer outras exceções." Fonte: Regulations on the Status and Transfer of Players (Regulamento sobre o Estatuto e Transferência de Jogadores) — Edição de janeiro de 2025



VEJA TAMBÉM
- Grêmio e Internacional disputam Léo Duarte; quem levará o zagueiro?
- Saída inesperada! Reforço do Grêmio solicita transferência – O que está por trás da decisão?
- Renato Portaluppi desabafa sobre críticas e projeta próxima batalha contra o Grêmio após vitória contra o Inter






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

1/8/2025


















31/7/2025