Apesar dos dois clássicos da rodada, Vasco e Grêmio certamente protagonizaram o duelo mais aflito do final de semana. Os resultados recentes e a situação de ambos na tabela são autoexplicativos. O empate por 1x1 não explica exatamente o que foi o jogo. O Gigante da Colina foi superior ao Imortal, mas parou em noite inspirada de Volpi e voltou a ceder lances de perigo com muita facilidade. O placar saiu melhor do que a ''encomenda'' para os gaúchos. Foram superiores nos primeiros 20 minutos e tiveram resiliência para buscar o empate na reta final. Porém, foram pessionados durante grande parte dos 90 minutos. Marcaram mal mais uma vez e o repertório ofensivo manteve-se pobre. O Vasco segue a dois pontos da zona de rebaixamento e o Grêmio manteve uma distância segura.
Escalações Fernando Diniz manteve a base da equipe que vem escalando recentemente. David foi a novidade na vaga do suspenso Philippe Coutinho. Mano Menezes voltou a improvisar Gustavo Martins na lateral-direita. Optou por Villasanti no banco e Alex Santana no meio-campo ao lado de Dodi e Edenílson. Na frente, contou com os retornos de Cristian Olivera e Braithwaite.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/x/E/SUisArSYaKpNomYe9BJA/sem-titulo.png)
A diferença de propostas e estratégias entre as equipes se revelou nítida ao longo do 1º tempo. O Grêmio foi um time reativo. Marcou no campo de defesa e tentou avançar quase sempre em contragolpes. Foi mais perigoso nos primeiros 20 minutos e poderia ter aberto o placar. O Vasco se recuperou na sequência. Terminou a 1ª etapa com o dobro de finalizações e chances perdidas. Hugo Moura chegou a fazer um gol que foi anulado após longa paralisação. O árbitro marcou falta de Vegetti em Wagner Leonardo na origem do lance. O centroavante estava impedido.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/X/j/jBFNEBRs2SVSwkdmXZBA/vasco-x-gremio-07.jpg)
O ''Pirata'' desperdiçou a melhor oportunidade do Cruzmaltino antes do intervalo. Dominou um chute de Nuno Moreira em rebote de escanteio e mandou na trave ao dominar diante de Tiago Volpi. Vegetti ainda levaria perigo em uma cabeçada pouco depois. João Victor foi outro a desperdiçar uma assistência de Nuno Moreira, em falta erguida na área. Se não era envolvente como planejado, o Vasco tinha ao menos volume e conexões perto da área. David, Rayan e Nuno eram os mais móveis.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/0/f/WjlV4mQ2O6rvi7VwbEkg/vasco-x-gremio-15.jpg)
Ao invés de defender no 4-4-2, com Edenilson alinhado a Braithwaite, o time passou ao 4-5-1 em fase defensiva. Villasanti, Alex Santana e Dodi formaram uma trinca central, à frente da linha defensiva. Certamente uma solução para preencher o setor que o Vasco levou vantagens. Diniz trocou os setores de origem de Nuno Moreira e David no 2º tempo. Por mais que a ideia de se mover até a bola, sem estar fixo em uma zona fosse mantida, Nuno ficou mais tempo próximo de Vegetti, pelo centro do ataque, e David partiu do flanco esquerdo.
O Vasco manteve-se superior após o intervalo. Começou a ganhar mais agressividade com Paulo Henrique e Rayan pela direita. Mano não esperou nem dez minutos para desfazer a proposta de retorno do intervalo. Tirou Alex Santana para colocar Cristaldo. O time voltou a ter um meia à frente de uma dupla de volantes. Sacou também Olivera para a entrada de Pavón. O Grêmio ganhou mais retenção de bola e capacidade de articulação com Villasanti e Cristaldo no meio-campo, mas perdeu ''pegada'' sem a posse.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/g/h/DsiKb2QTOxZBWs0QiUcw/vasco-x-gremio-24.jpg)
E mesmo em batidas de fora da área ou cabeçadas em escanteios e faltas laterais, o Grêmio ficou atônito nos minutos seguintes ao gol. Poderia ter sofrido o segundo em uma sequência de finalizações de Hugo Moura, João Victor e David. Novamente em batidas de fora da área ou cabeçadas em escanteios e faltas laterais. Tiago Volpi impede! O Cruzmaltino não desistiu. Voltou a levar perigo e esbarrar na boa atuação de Tiago Volpi. Ele parou duas cabeçadas de Vegetti, uma delas bem no canto esquerdo. Um chute perigoso de Rayan, e a finalização cruzada de Nuno Moreira, o último ato relevante antes do apito final.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
- Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Aposta milionária se transforma em pesadelo e trio uruguaio deixa Grêmio
Ceo do Grêmio pede união dos times para evitar domínio do Flamengo
dirigente do grêmio prevê domínio do flamengo no futebol brasileiro.
Grêmio demite treinador de goleiros em reestruturação da comissão técnica.
Sérgio Ilha Moreira Recebe Título de Associado Benemérito no Grêmio
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Flamengo busca transformar Campeonato Brasileiro em uma Bundesliga
Flamengo pretende transformar Brasileirão em "Bundesliga", diz CEO do Grêmio
Gremio dispensa treinador de goleiros com chegada de Luis Castro
Desafio superado: técnico do Grêmio destaca oportunidade na Copinha Feminina.
Volante do Grêmio avalia propostas de transferência e pode sair do clube
Primeira solicitação de Luis Castro e proposta irrecusável para Kike deixar o clube
Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
Grêmio é Notificado por Braithwaite sobre Dívida Milionária: Valor Revelado
Reforço Sondado e Parceria com Kike: Novidades no Mundo do Futebol
Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa