Vojvoda e Grohe dando sopa no mercado: Grêmio precisa se reforçar agora para não cair + Sul-Americana não está perdida


Fonte: Leila Krüger

Vojvoda e Grohe dando sopa no mercado: Grêmio precisa se reforçar agora para não cair + Sul-Americana não está perdida
Não gosto do tal "eu avisei". Mas, bem antes de demitirem o boliviano Gustavo Quinteros, que veio cheio de pompa, percebi que seu trabalho não tinha dado certo e clamei por sua saída, o que acabou acontecendo - tarde demais, perdemos jogos cruciais. E agora, se alguém acredita em sinais, acredito que o fato de Vojvoda - que vários times querem - estar livre no mercado é um convite da vida para que assuma o Grêmio. Mano Menezes veio na fogueira, até é um técnico vitorioso, mas o que parece desde a volta do Mundial é que o time desandou. Não sei se o grupo não "compra" mais Mano, se Mano desorganizou o que tinha organizado, se é a vida mesma mostrando que é hora de trocar - antes de cair para a B.

Ainda, mais uma vez esfregaram na nossa cara que Volpi não serve para o Grêmio. Goleiro inseguro - o 2o gol do Alianza foi "braço curto". E, meus Deus, até acima do peso ele parece estar, assim como outros jogadores do Grêmio. Vejo Reinaldo, do "modesto" time do Mirassol, magro e correndo, e lembro dele sempre inchado e gordo no Grêmio, sem movimentação. Isso vale para Cuéllar e Luan Cândido, que não conseguiram nem emagrecer até agora. Villasanti está irreconhecível e sem vontade, quer sair? Quem pagaria o que foi gasto? Pavón, Jemerson e Alex Santana que já vieram em má-fase. Esse último poderia, se escalado no lugar de Edenílson, que também já deu, ter ajudado a segurar o empate ontem, ou uma vitória magra, assim como Gustavo Martins no lugar de ISerrote - por que mexeram em uma posição que estava bem, a lateral-direita? Mas tudo isso é para dizer: Grohe está livre no mercado.

E como joga Grohe! É hora de começar a renovar o time do Grêmio, ou vamos começar a gestão Marcelo Marques na série B, e aí os custos vão ser muito maiores e o Grêmio vai, mais uma vez, diminuir. A proposta são 300 mil sócios, reaver os 60 mil lugares da Arena, mudar o Grêmio de patamar - para cima. Não dá para agir apenas em 2026.

O Grêmio deve contratar Vojvoda para comandá-lo, mesmo a peso de ouro, Grohe, e mais uns três titulares, isso apenas em 2025. O Imortal tem um meio-campo morto, sem meia de ligação. Seria ótimo vender, ou ao menos emprestar com os salários pagos: Cristaldo, Pavón, e se desfazer de Jemerson e mandar Volpi para a reserva. Se não for possível Grohe agora, Grando deve assumir a titularidade. Volpi nunca realmente se firmou. Assumir os erros é o início do acerto.

O Alianza jogou bem, mas o Grêmio não marcou e não "agrediu". Jogou sem vontade. Não sabemos se o time piorou, porque estava sim desorganizado, e foi mal-escalado, ou se Mano é uma ideia que, como mencionei, os jogadores não querem mais. Teve um mês para arrumar o time e o tornou medíocre.

SUL-AMERICANA NÃO ESTÁ PERDIDA

Dois a zero é um placar difícil de reverter. O Alianza Lima virá com uma muralha defensiva, apostando nos contra-ataques. Mas, individualmente, e quem sabe com as voltas de Kike, Braithwaite e Gustavo Martins, e uma escalação mais equilibrada, e principalmente ímpeto de vencer, até para homenagear a Arena que agora é do Grêmio, é possível. Heroicos serão todos aqueles gremistas que vierem lotar a Arena do Grêmio, com ingressos acessíveis, e de preferência associados ao Clube de Todos, para jogar a vida contra os peruanos. Não duvide do Grêmio. Mas não pode ser o Grêmio que jogou em Lima.

Alberto Guerra ainda é o presidente, mas não pode ser despótico: atitudes são urgentes. E não só pela Sul-Americana. Podemos cair. Ao time falta não apenas qualidade técnica e preparo físico, mas um treinador. Vojvoda é um excelente treinador, ainda que, se contratado, seu trabalho eventualmente possa levar um pouco de tempo para "engrenar".

A vida está nos "dando de bandeja" Grohe e Vojvoda. E nos livrou de Adryelson, vendido por uma bagatela por Textor aos árabes - não queria reforçar o Grêmio, mas nos deve Cuiabano e Nathan Fernandes e deve ser cobrado pela direção gremista. Zagueiro apagado na Europa, a meu ver baixo, e o futebol, e principalmente o Clube de Todos, precisam elevar a média de altura de seu time, principalmente no meio. Marlon não vale 3,5 milhões de euros ou dólares, como confirmou ontem, e lateral-direito é uma pauta, além de volante marcador à frente da zaga, zagueiro direito - Wagner Leonardo está jogando deslocado, Kannemann vive machucado e é instável -, camisa 8 (Villasanti merece banco, status não é vaga no time), meia e um centroavante de imposição física. Quem sabe um atacante de lado, mas ainda temos Kike e Amuzu e Aravena com nosso melhor atacante - Alysson Edward. Ele joga sozinho, sem meias e laterais que lhe sirvam.

Que comece a faxina. Antes que as tralhas se acumulem e os gastos e desgostos sejam maiores. Chega de leilões de empresários e jogadores superfaturados com contratos longos, ou apostas superfaturadas. O Grêmio precisa de afirmações neste momento. Marcelo Marques e seu time precisam intervir, com anuência da direção Guerra que já se mostrou inepta e perdida. Guerra deve admitir isso se quiser, um dia, quem sabe, sonhar em voltar a ser presidente do Clube de Todos.

VEJA TAMBÉM
- Vojvoda e Grohe dando sopa no mercado: Grêmio precisa se reforçar agora para não cair + Sul-Americana não está perdida
- Grêmio busca urgente reforço no meio-campo após críticas de Mano Menezes
- Grohe está SEM CLUBE e a torcida do Grêmio já sonha com seu retorno!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

17/7/2025

















































16/7/2025