/https://s04.video.glbimg.com/x720/13568743.jpg)
É difícil assistir aos jogos do Grêmio . Também é difícil ter a certeza que o Tricolor irá fazer uma travessia tranquila no Brasileirão. Mas a vitória por 1 a 0 em cima do Santos , a primeira de Mano Menezes justamente na estreia na Arena, na tarde de domingo, tem potencial para ser o passo inicial de um novo momento. Os motivos ficam claros. São mais reflexos do resultado do que da atuação propriamente dita. Mas dão uma esperança de que o Grêmio possa não sofrer tanto no Brasileirão. Não necessariamente brigar entre os seis primeiros, longe disso. Mas não agonizar em uma briga contra o rebaixamento. E que o grupo engaje na ideia de Mano Menezes. O primeiro está justamente aí.
Venceu. Ufa. Tirou o peso do jejum de seis jogos seguidos, bateu um adversário direto e ganhou confiança ao pular para a 12ª colocação, com oito pontos, fora da zona de rebaixamento. Tudo isso faz o clima distensionar, nas palavras de Mano e de Marlon e Camilo na zona mista, apesar da preocupação natural pelo rendimento ainda claudicante. O gol aos 31 minutos do segundo tempo saiu quase à força, de uma jogada com acaso somado ao tapa certeiro de Cristian Olivera. Mas tudo só aconteceu por causa de Alysson, nosso segundo motivo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/b/1/HY7mgxR9mmllCHmLCnLw/54497222079-0de4511c07-o.jpg)
O atacante foi a melhor das notícias com a bola rolando. O jovem que completa 19 anos nesta segunda-feira se mostra já pronto para assumir a vaga de titular. O ideal era que não precisasse pular etapas e pudesse entrar aos poucos no time. Mas hoje esse cenário não existe, ainda mais depois da suspensão de Edenilson. Alysson melhorou o time em 200% ao entrar em campo e foi decisivo ao ganhar da marcação pela direita e gerar o lance do gol. Aliás, o que Alysson mais fez foi ganhar dos marcadores, seja no corpo ou na bola. O gol gritado com força pelos gremistas na Arena pode funcionar como um acordo de paz.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/Q/y/0KB9rhRk6cvm412A2COg/img-9282.jpeg)
Torcida e time estavam (ou estão?) brigados, como aquele casal que se ama, mas discutiu feio. As vaias para Jemerson, antes do jogo, e para Cristaldo, ao ser substituído, deixam isso claro. A impaciência apareceu diversas vezes, inclusive com protesto com faixas contra o presidente Alberto Guerra e o vice de futebol Alexandre Rossato, além de cobrança ao grupo. Mas o fim do jogo, com o ambiente mais coeso, é um primeiro passo para a reconexão que Mano quer.
Esse precisa ser o clima para o Grêmio manter um fator local forte. Para um time instável, isso é determinante para ter uma campanha com menos sobressaltos. Além disso, a defesa tão criticada passou pela primeira vez sem ser vazada com Mano Menezes. Algo celebrado por Wagner Leonardo, que terminou o jogo como capitão. Outro ponto para aumentar a confiança do elenco e criar um novo caminho. Jemerson fez um jogo mais seguro, mas a tarefa para reverter o cenário será árdua. O fato é que ficar sem sofrer gol depois de seis partidas também passa uma mensagem melhor. A vitória teve (muitos) momentos com o Santos melhor, mas tem potencial de gerar novos ares para o Grêmio, ainda mais com um jogo com o Atlético Grau, rival considerado menos conceituado, na sequência pela Sul-Americana no Peru. Falta bastante, o Tricolor criou poucas oportunidades de gol, mas ao menos venceu. E tem uma lista de motivos para crer em um novo começo de fato.
VEJA TAMBÉM
- Braithwaite em má-fase e Cuéllar evoluindo + Falta um 10 no Grêmio
- Arthur é recebido por torcedores e reforça o Grêmio em Porto Alegre
- Ele nem jogou no Grêmio e já foi chamado pela seleção peruana – veja os detalhes!
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Bastidores: Comprador da Arena e candidato desiste da presidência do Grêmio
Kannemann, do Grêmio, Torna-se Sensação em Baile Gaúcho Online
Bastidores da Queda de Marcelo Marques na Disputa à Presidência do Grêmio
próximas etapas na eleição do Grêmio após saída de Marcelo
Marcelo Marques projeta aumento de receita do Grêmio com a Arena
Críticas exageradas à atuação de Marcelo Marques no futebol da equipe.
Marcelo Marques: futuro incerto no Grêmio com 10 milhões de euros recebidos
Próximas etapas após desistência de Marcelo Marques na eleição do Grêmio
Novo Custo Final, Gasto Mensal e Lucro Anual da Arena do Grêmio
Desistência de Favorito à Presidência muda Cenário nas Eleições do Grêmio
Grêmio reforça meio-campo com contratação de dezenas de volantes em dois anos.
Dono de império de pães desiste da presidência do Grêmio após investimento milionário.
Candidatos à Presidência do Grêmio após Desistência de Marcelo Marques
2025: Grêmio enfrenta desafios constantes e luta para superá-los
Trinta anos da emocionante Copa Libertadores de 1995: memórias inesquecíveis do futebol sul-americano.
Marcelo Marques desiste da presidência do Grêmio por dois motivos.
Flamengo quase alcança pontuação somada de Grêmio e Inter com mais gols.
Marcelo Marques Desiste da Candidatura à Presidência do Grêmio Rumores Circulam.
Marcelo Marques desiste de Candidatura à Presidência do Grêmio
Tricolor se prepara para enfrentar o Flamengo no Maracanã
Mano compara força do Flamengo a europeus, avalia desafio do Grêmio
Grêmio sofre desfalques de Balbuena e Villasanti em cirurgias de longa recuperação
Opção de Canhotos Deve Retornar ao Grêmio com Mano Menezes
Cirurgia de Balbuena interrompe início promissor no Grêmio; tempo de recuperação estimado.
Grêmio Contrata 10 Volantes em Dois Anos e Meio, Incluindo Arthur
Cirurgias de Balbuena e Villasanti desfalcam Grêmio por período longo