Estreia de Mano Menezes no Grêmio mantém problemas deixados por Quinteros


Fonte: -

Estreia de Mano Menezes no Grêmio mantém problemas deixados por Quinteros

Não será da noite para o dia que o Grêmio se livrará dos problemas deixados pelo técnico Gustavo Quinteros. Na estreia de Mano Menezes na noite de quinta-feira, o time empatou em 2 a 2 com o Godoy Cruz na Argentina, no duelo pela liderança do Grupo D da Copa Sul-Americana, e enfrentou problemas que atormentam a torcida desde o início da temporada. Com o resultado, o clube gaúcho segue em segundo com os mesmos sete pontos do Godoy Cruz, mas fica atrás pelo saldo de gols inferior. O ge separou os pontos que foram preponderantes para o resultado no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza. Confira: Monsalve ou Cristaldo? Monsalve começou a partida, assim como no Gre-Nal do último domingo. Aberto pela esquerda, participou pouco do jogo e foi substituído no intervalo por Cristaldo , que atuou de forma mais centralizada, com o deslocamento de Edenilson – depois Aravena – para a direita. O camisa 10 até teve uma avaliação positiva do novo treinador — melhorou "a passagem de bola pelo meio", segundo Mano —, mas novamente esteve longe de ter o protagonismo de outros tempos, principalmente em 2023. Reserva com Quinteros, Monsalve também não consegue repetir os lances que encantaram a torcida logo que foi contratado, no segundo semestre de 2024. Ambos estão há 14 jogos sem assistências ou gols , contabilizadas as partidas para as quais foram relacionados. Monsalve marcou seu último na vitória do time reserva sobre o Ypiranga por 1 a 0 , no Gauchão, em 15 de fevereiro . Já a última participação decisiva de Cristaldo foi diante do Pelotas, em 11 de fevereiro : uma assistência na goleada por 5 a 0.

Monsalve teve mais uma atuação apagada e saiu no intervalo — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Monsalve teve mais uma atuação apagada e saiu no intervalo — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Jemerson é o culpado? Jemerson oscila entre boas e más atuações, até mesmo dentro dos jogos. Foi assim contra o Godoy Cruz, quando teve um primeiro tempo seguro. No segundo, porém, falhou no primeiro gol sofrido. O atacante Auzmendi levou a melhor em disputa de bola aérea e ainda se favoreceu da queda do zagueiro no lance. Vale citar que o goleiro Tiago Volpi estava adiantado e não teve resposta à cabeçada por cobertura, além de reclamar de falta no companheiro. O zagueiro já estava marcado pelo gol que o Tricolor levou do Sportivo Luqueño , na primeira rodada. Sem opção para a saída de bola, já que João Pedro estava muito adiantado e sem atrair o marcador, Jemerson cedeu a lateral que originou o gol de Santander. Contudo, no segundo empate do Godoy Cruz e até no gol do Sportivo Luqueño, é possível ver que Jemerson não é o único culpado pelas falhas defensivas da equipe . Pelo contrário, é um para-raios de um sistema colapsado . Quando Martínez Dupuy fez o 2 a 2, aos 40 minutos do segundo tempo, era Aravena quem devia marcar o rebote e que possibilizou a finalização, de acordo com a análise do próprio treinador . O jovem Viery também afastou a cobrança de lateral no pé do adversário.

Onde joga Edenilson? Edenilson abriu o placar para o Grêmio ao ingressar na área como fator surpresa em um momento de pressão dos jogadores na linha lateral do Godoy Cruz. Porém, durante o jogo, ainda é uma peça que não se encaixa. Falta retenção de bola ou capacidade de articulação para jogar centralizado. Além disso, não tem mais a velocidade de outrora para puxar contra-ataques. Se o time também enfrenta problema para criar, o dilema passa pelos pés de Edenilson. O volante é abnegado na marcação, bom de grupo e parece cair no gosto de todos os treinadores. Vira e mexe, acaba como titular. Foi assim com Renato, Quinteros, James Freitas (interino) e, agora, Mano Menezes. Contudo, precisa contribuir mais com o ataque ou ser recuado para a segunda função do meio, junto a Villasanti, com ingresso de atacante ou meia de ofício na frente. O empate mantém o Grêmio na segunda colocação do Grupo D da Sul-Americana, mas com os mesmos sete pontos do líder Godoy Cruz. O próximo compromisso é pelo Brasileirão. No domingo, às 18h30, enfrenta o Vitória, no Barradão.

Edenílson abraça Braithwaite no primeiro gol do Grêmio — Foto: Andres Larrovere/AFP
Edenílson abraça Braithwaite no primeiro gol do Grêmio — Foto: Andres Larrovere/AFP


VEJA TAMBÉM
- VAI PERDER A VAGA? Grêmio deve buscar zagueiro no meio do ano devido má fase de Jemerson; Entenda
- Vitória x Grêmio: prováveis escalações
- QUAL SUA OPINIÃO? Comentarista critica elenco do Grêmio e torcida opina






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/4/2025


























24/4/2025

















18:35 (0)