Sem rodízio, Roger não repete time há um turno e utilizou mais de 30 atletas

Técnico sempre usa força máxima, mas é forçado a modificar equipe e não consegue manter equipe no Brasileirão desde série justamente entre Atlético-PR e Palmeiras


Fonte: GloboEsporte

Sem rodízio, Roger não repete time há um turno e utilizou mais de 30 atletas
Roger já usou mais de 30 jogadores no Brasileiro (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Roger já deixou bem claro em entrevistas que colocará sempre que tiver condição os seus melhores atletas em campo. Não há rodízio, não há integrantes do elenco poupados e nem privilégio a uma ou outra competição. Este conceito levou o Grêmio a disputar o título brasileiro com o atual líder Corinthians e com o Atlético-MG, além de estar vivo na Copa do Brasil. Mas também tem outra implicação prática importante: não houve repetição de um mesmo time de uma rodada para outra dentro do Brasileirão há mais de um turno.

Justamente na atual sequência vivida pelo Tricolor, contra Atlético-PR e Palmeiras, foi quando Roger teve a condição de manter a mesma escalação duas partidas consecutivas no Brasileiro, pelo primeiro turno. Levou ao campo um time com Tiago; Galhardo, Pedro Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas e Pedro Rocha; Luan nas duas vitórias consecutivas. Desde então, 19 partidas atrás, mudou o time em todas as rodadas.

Durante o período, Roger perdeu jogadores por lesão, como Maicon, Galhardo e Giuliano, desfalques para o jogo deste sábado. O capitão até treinou nesta sexta-feira, mas não tem condições de jogo. O camisa 8 foi preservado por desgaste, enquanto o lateral-direito apresenta dores musculares. Pedro Geromel completa a lista, ainda em tratamento.


Jogadores escalados por Roger Machado no Grêmio (Foto: Reprodução)

Outros, como Erazo, Luan e Marcelo Grohe, foram convocados. Edinho, Bressan e Pedro Rocha, por exemplo, estiveram suspensos. Nada que preocupe o comandante. Roger deixa claro a cada entrevista que os seus atletas suplentes estão prontos em caso de necessidade. E valoriza muito a força do grupo gremista, desacreditado no início do Brasileiro, mas que hoje briga pelo título nacional, seis pontos atrás do Timão.

- Quando digo que não me preocupo, é porque confio nos que estou colocando em campo. Não vão me ver lamentando um jogador ausente de uma partida. Parto do princípio que se tenho um grupo com 30 jogadores, estão aptos a estar em campo. Se não estivessem, pediria para que se retirassem. Primeiro, é confiança. Oferecer também um ambiente e trabalho onde possam se desenvolver e estar aptos para atender quando chamados. Sempre friso que se preparem, porque quando eu jogar a camisa, tem que me provar. Se for se preparar quando receber a oportunidade, não dá - valorizou o técnico Roger.
Depois, teve a oportunidade de repetir a equipe nos jogos com o Coritiba, mas em duas competições diferentes: na sequência de Copa do Brasil e Brasileirão, no final de agosto. E Roger já tem a certeza que não poderá repetir a escalação novamente, após a vitória sobre o Atlético-PR em Curitiba. Edinho, suspenso, é desfalque certo. Marcelo Grohe e Galhardo serão reavaliados nesta sexta-feira e podem se tornar baixas.


Maicon segue como baixa no Grêmio (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)

Desde sua chegada ao Grêmio, Roger já utilizou 32 jogadores. Algo que chama atenção, até porque a ideia sempre foi de manutenção da equipe e de uma base. O padrão de jogo é sempre mantido pelo técnico. A formatação tática, com uma linha de quatro jogadores no meio-campo e Douglas e Luan à frente dela, como atacantes, pouco varia, mesmo com a troca de peças. O trabalho feito no dia a dia é justamente para que isso aconteça. E a cada bom resultado sem jogadores importantes, o discurso é de valorização do elenco.

- É uma satisfação, porque quando se vê o Roger dizer que as ausências não são desfalques, isso nos conforta. Que tem 30 jogadores que podem entrar e manter a qualidade. Hoje nos questionam quantos jogadores terão seus contratos renovados. E hoje há um apelo para que eles permaneçam. Foi um grupo montado com muita convicção. Nós temos um grupo que fundamentalmente tem alegria de estar no Grêmio, pelo grupo que montamos, pelo ambiente que existe, pela confiança no Roger e na nossa comissão técnica - avaliou o diretor executivo Rui Costa.

Com os resultados do término da rodada, o time gaúcho ficou a seis pontos do líder Corinthians, um atrás do Atlético-MG, segundo colocado, e abriu seis pontos do São Paulo, que empatou com a Chapecoense, no Morumbi.

VEJA TAMBÉM
- Geromel anuncia aposentadoria! Grêmio prepara homenagem emocionante ao ídolo eterno
- Saída inesperada! Grêmio perde observador técnico para rival e já planeja reposição
- TITE DE OLHO NO GRÊMIO! Técnico já sugere reforços de peso para 2025






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

15/11/2024














14/11/2024