Grêmio aposta em ações de marketing na Arena
Foto: Omar Freitas / Agencia RBS
A rápida identificação da torcida do Grêmio com Giuliano, que já é o jogador que mais vende camisas no clube, será mais explorada. O executivo de marketing, Beto Carvalho, projeta que, ao final do ano, ao menos 400 mil camisetas de toda a linha de jogo desta temporada serão comercializadas.
— Isso demonstra o forte engajamento da torcida. É uma das que mais se compromete com serviços e produtos oferecidos pelo clube — comenta o executivo.
Argumento que é reforçado por um estudo realizado no ano passado, de autoria da empresa Pluri Consultoria, no qual o Grêmio é apontado como clube com a torcida mais fanática do país _ superando Flamengo e Corinthians, os líderes em volume de torcedores no cenário nacional.
Com este envolvimento, o objetivo do clube é estreitar ainda mais o relacionamento com seus fãs. Ações, como a feita antes do jogo com o Goiás, na volta ao Brasileirão, em que Giuliano, Fellipe Bastos e Marcelo Grohe ligaram diretamente a alguns torcedores, convocando-os para a partida, serão realizadas novamente.
Veja algumas das iniciativas de marketing que serão reforçadas:
Convocação por telefone
A ação de marketing em que Giuliano, Fellipe Bastos, e Marcelo Grohe convocavam a torcida via telefone para o jogo contra o Goiás, foi um sucesso na visão de Beto Carvalho. Conforme o executivo, o vídeo que divulgou a iniciativa nas redes sociais, mobilizou a torcida, que teve boa presença na partida que marcou a volta ao Brasileirão. Ao todo, foram 26 mil torcedores.
Planos para a Arena
O trabalho de marketing do Grêmio vai se intensificar após a mudança para a Arena. O clube já realiza ações na esplanada em dias de jogos. De mini shows com bandas, chute a gol e entrega de bandeiras, as iniciativas estão, aos poucos, conquistando o torcedor. O desafio será atrair eventos e anunciantes para o estádio. Um atrativo será a associação das marcas à imagem dos atletas.
Parceria com a SAP
A parceria entre Grêmio e a empresa alemã de software SAP renderá frutos ao marketing. Além da análise dos jogadores, a solução possibilitará ao clube a realização de ações segmentadas aos sócios. Com a sistematização de dados, a possibilidade de sucesso em iniciativas direcionadas a públicos específicos aumentará.
Hamburgueria 1903
Está prevista para o final de agosto a inauguração da primeira loja da Hamburgueria 1903, rede de fast-foods lançada pelo Grêmio, na Rua dos Andradas, 1.079, na Capital. Pioneiro na iniciativa, o clube trabalha em conjunto com a empresa SportFood, responsável por negociar novas franquias. A cada lanche vendido, uma percentagem de royalties será repassada ao clube. E associados terão desconto em compras.
Ações durante a Copa
Apesar de a Arena não ter sediado nenhum jogo da Copa - abrigou treinos de Holanda, Nigéria e Argélia - o Grêmio soube tirar proveito do evento. O clube adesivou o aeroporto Salgado Filho e o shopping Praia de Belas com seu escudo para saudar os turistas que desembarcavam na cidade. Durante o Mundial, 25% dos consumidores na GrêmioMania do Olímpico eram estrangeiros.
Licenciamento de marca
O Grêmio é o segundo clube brasileiro que mais lucra com sua marca. Segundo estudo realizado pelo consultor de Marketing e Gestão Esportiva, Amir Somoggi, a receita obtida com licenciamentos em 2012 foi de R$ 19,3 milhões _ 8% do faturamento total naquele ano. O único clube que arrecadou mais foi o Corinthians, com R$ 21,6 milhões.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio pode firmar parceria com clube português e mira emprestar 6 jogadores
- ETERNIZADO! Grêmio apresenta exposição sobre trajetória do zagueiro Pedro Geromel.
- NOVO TÉCNICO?? Repórter revela técnico favorito nos bastidores do Grêmio
Foto: Omar Freitas / Agencia RBS
A rápida identificação da torcida do Grêmio com Giuliano, que já é o jogador que mais vende camisas no clube, será mais explorada. O executivo de marketing, Beto Carvalho, projeta que, ao final do ano, ao menos 400 mil camisetas de toda a linha de jogo desta temporada serão comercializadas.
— Isso demonstra o forte engajamento da torcida. É uma das que mais se compromete com serviços e produtos oferecidos pelo clube — comenta o executivo.
Argumento que é reforçado por um estudo realizado no ano passado, de autoria da empresa Pluri Consultoria, no qual o Grêmio é apontado como clube com a torcida mais fanática do país _ superando Flamengo e Corinthians, os líderes em volume de torcedores no cenário nacional.
Com este envolvimento, o objetivo do clube é estreitar ainda mais o relacionamento com seus fãs. Ações, como a feita antes do jogo com o Goiás, na volta ao Brasileirão, em que Giuliano, Fellipe Bastos e Marcelo Grohe ligaram diretamente a alguns torcedores, convocando-os para a partida, serão realizadas novamente.
Veja algumas das iniciativas de marketing que serão reforçadas:
Convocação por telefone
A ação de marketing em que Giuliano, Fellipe Bastos, e Marcelo Grohe convocavam a torcida via telefone para o jogo contra o Goiás, foi um sucesso na visão de Beto Carvalho. Conforme o executivo, o vídeo que divulgou a iniciativa nas redes sociais, mobilizou a torcida, que teve boa presença na partida que marcou a volta ao Brasileirão. Ao todo, foram 26 mil torcedores.
Planos para a Arena
O trabalho de marketing do Grêmio vai se intensificar após a mudança para a Arena. O clube já realiza ações na esplanada em dias de jogos. De mini shows com bandas, chute a gol e entrega de bandeiras, as iniciativas estão, aos poucos, conquistando o torcedor. O desafio será atrair eventos e anunciantes para o estádio. Um atrativo será a associação das marcas à imagem dos atletas.
Parceria com a SAP
A parceria entre Grêmio e a empresa alemã de software SAP renderá frutos ao marketing. Além da análise dos jogadores, a solução possibilitará ao clube a realização de ações segmentadas aos sócios. Com a sistematização de dados, a possibilidade de sucesso em iniciativas direcionadas a públicos específicos aumentará.
Hamburgueria 1903
Está prevista para o final de agosto a inauguração da primeira loja da Hamburgueria 1903, rede de fast-foods lançada pelo Grêmio, na Rua dos Andradas, 1.079, na Capital. Pioneiro na iniciativa, o clube trabalha em conjunto com a empresa SportFood, responsável por negociar novas franquias. A cada lanche vendido, uma percentagem de royalties será repassada ao clube. E associados terão desconto em compras.
Ações durante a Copa
Apesar de a Arena não ter sediado nenhum jogo da Copa - abrigou treinos de Holanda, Nigéria e Argélia - o Grêmio soube tirar proveito do evento. O clube adesivou o aeroporto Salgado Filho e o shopping Praia de Belas com seu escudo para saudar os turistas que desembarcavam na cidade. Durante o Mundial, 25% dos consumidores na GrêmioMania do Olímpico eram estrangeiros.
Licenciamento de marca
O Grêmio é o segundo clube brasileiro que mais lucra com sua marca. Segundo estudo realizado pelo consultor de Marketing e Gestão Esportiva, Amir Somoggi, a receita obtida com licenciamentos em 2012 foi de R$ 19,3 milhões _ 8% do faturamento total naquele ano. O único clube que arrecadou mais foi o Corinthians, com R$ 21,6 milhões.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio pode firmar parceria com clube português e mira emprestar 6 jogadores
- ETERNIZADO! Grêmio apresenta exposição sobre trajetória do zagueiro Pedro Geromel.
- NOVO TÉCNICO?? Repórter revela técnico favorito nos bastidores do Grêmio
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio pode firmar parceria com clube português e mira emprestar 6 jogadores
Destaque do Racing que seria ideal para o Grêmio: oportunidade de reforço certo.
Desabafo de Lorena após conquistar título de Campeã pelo Grêmio emociona torcedores
ETERNIZADO! Grêmio apresenta exposição sobre trajetória do zagueiro Pedro Geromel.
Gurias do Grêmio conquistam Gauchão Feminino e Marchesín se destaca no time
NOVO TÉCNICO?? Repórter revela técnico favorito nos bastidores do Grêmio
Gurias gremistas conquistam título do Gauchão feminino de 2024.
Grêmio empata com Inter e conquista Gauchão Feminino 2024 de forma inédita.
Grêmio conquista título do Gauchão Feminino ao segurar empate contra o Inter.
CASA LOTADA! Arena do Grêmio registra terceiro maior público na 34ª rodada
Marchesín Destaca-se no Grêmio: Característica Chama Atenção de Todos
Grêmio decide manter membro da diretoria após deliberação interna.
Torcida prestigia exposição em homenagem ao ídolo Pedro Geromel
Grêmio divulga escalação para final do Gauchão Feminino contra o Inter
Motivos de Antônio Brum para Deixar a Vice-Presidência do Grêmio
Atletas treinam no CT Luiz Carvalho em preparação para o jogo.
Grêmio garante vaga na final da Copa Sul Sub-15
Grêmio adota novo método para escolha de treinador: pré-seleção e postura diferenciada.
Treino intensivo do Gurias Gremistas para o Gre-Nal da final do Gauchão.
O PROBLEMA MAIS GRAVE DO GRÊMIO + jogadores do Juventude que caberiam no Imortal em 2025
Grêmio elogia FGF pelo novo formato do Gauchão: sensibilidade reconhecida.
Grêmio chega a 100 gols sofridos no Brasileirão e supera adversários históricos.
Desafio do Rebaixamento: Vitória e Grêmio enfrentam caminhos mais difíceis na Série A.