Em reunião na CBF, clubes propõem uso da tecnologia na arbitragem

Em encontro, grupo com representantes das quatro séries do futebol faz propostas de melhorias e sugere profissionalização, auditoria externa e recurso de vídeo


Fonte: Globo Esporte

Em reunião na CBF, clubes propõem uso da tecnologia na arbitragem
Roberto de Andrade, presidente do Corinthians (Foto: Daniel Mundim)


Profissionalização, fim do sorteio, escalação por pontuação e, principalmente, uso da tecnologia. Essas são algumas das sugestões dos clubes para a melhoria da arbitragem brasileira. Nesta quinta-feira, integrantes do Conselho Técnico de clubes se reuniram na CBF para discutir planos de trabalho do grupo, e a principal pauta foi a arbitragem. O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, estava presente no encontro e levará as propostas à Comissão Nacional de Arbitragem e a Marco Polo del Nero.

Atlético-MG, Atlético-PR, Grêmio, Corinthians e Fluminense são os representantes da Série A no Conselho. Os presidentes de ABC e Atlético-GO representam a Série B, o ASA é o clube da Série C, e o Nacional-AM está no grupo como clube da Série D. Na reunião desta quinta, o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, também esteve presente, mas como convidado. Roberto de Andrade, dirigente máximo do Corinthians, disse que o uso da tecnologia na arbitragem foi uma sugestão prontamente aceitada por todos os membros.

- O que a gente tem que propor é levar algumas coisas para melhoria. Uma solicitação é para que coloquemos o árbitro eletrônico, para que lances capitais do jogo, um pênalti, uma bola que passou da linha ou não, impedimento, que se consulte o vídeo e tome a decisão baseado no fato. Se o presidente da CBF acatar, já será um passo muito grande - comentou o dirigente.

O uso da tecnologia só seria possível mediante autorização da Fifa. Segundo o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, a entidade já tem um projeto para implantar o recurso. O modelo foi idealizado por Manoel Serapião, ex-árbitro FIFA, atual instrutor técnico da Escola Nacional de Arbitragem e representante brasileiro nos encontros da IFAB (International Football Association Board), entidade responsável pelas mudanças nas regras do futebol.

- A Fifa já está estudando isso. A IFAB é conservadora. Para mudar a regra, tem que mudar no mundo inteiro. Tem Série A, B e C de todos os países. É muito difícil que isso aconteça - declarou Sérgio.

A sugestão dos dirigentes partiu do exemplo holandês, que pediu a autorização para o uso do vídeo em partidas no futebol amador, mas pretende, implementar entre os profissionais. Segundo Sérgio Corrêa, o projeto na Holanda é semelhante ao idealizado por Serapião.

VEJA TAMBÉM
- TITE DE OLHO NO GRÊMIO! Técnico já sugere reforços de peso para 2025
- JOIA DA BASE NO RADAR! Tiaguinho, de 16 anos, impressiona Renato e pode ganhar espaço no Grêmio!
- Grêmio prepara logística especial para ter convocados! Jogo contra o Juventude promete ser decisivo!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

15/11/2024













14/11/2024