O futuro de Renato Portaluppi no Grêmio, mais do que nunca, está aberto. O próprio técnico deixou clara a possibilidade de sair do Tricolor ao final da temporada e afirmou que "ouvirá a torcida" para tomar a decisão após ser vaiado na vitória sobre o Atlético-GO. Uma eventual saída é algo inédito nos últimos 10 anos. Renato chegou a ouvir vaias na Arena antes da vitória sobre o Atlético-GO, ao ser anunciado no sistema de som. O próprio técnico disse que vai "ouvir a torcida" para tomar a decisão se permanece ou não. Mas rechaçou que a definição já esteja conversada com a diretoria. O treinador já recebeu sondagens de olho em 2025. Gremista, você é a favor da renovação com Renato para 2025? VOTE AQUI Se a saída se concretizar, é um novo capítulo na história recente da parceria. Desde a volta ao Grêmio em setembro de 2016, Renato renovou ao final de todas as temporadas que esteve no comando. Nunca houve o entendimento do fim de ciclo no encerramento do ano. Isso só ocorreu uma vez na longa relação entre o técnico e o clube, há 11 anos. Foi em 2013, quando o então presidente Fábio Koff e Renato definiram pela saída. O ídolo havia assumido a equipe no meio da temporada e levou o time ao vice-campeonato brasileiro.
Em 2011 e em 2021, houve a saída durante o trabalho. O rendimento do Grêmio neste ano tem sido centro da questão. A briga contra o rebaixamento e as atuações trazem críticas a Renato, que responde com o contexto do ano, com a enchente e a necessidade de jogar fora da Arena. É o primeiro ano com Renato no comando que o Tricolor não briga por vaga na Conmebol Libertadores. Jamais vou ficar no lugar quando eu acho que estou atrapalhando. Jamais. Eu não estou falando que eu vou embora e nem que eu vou ficar. Minha cabeça está voltado nesses últimos jogos do Brasileiro. — Renato Portaluppi – Pode ter alguém tão gremista quanto eu. Mas ninguém é mais gremista do que eu. Que fique bem claro. Eu acho que os números falam por mim. É só vocês verem o que ajudei a fazer nesses anos no clube. O quanto que já dei de alegria pra nossa torcida. Vocês nunca ouviram da minha boca "quero ir embora do Grêmio". Vocês nunca vão ouvir. Eu posso conversar com o meu presidente, com meu executivo, com meu vice-presidente e juntos tomarmos a decisão. Agora, falar que eu quero ir embora, jamais – garantiu Renato, ao ser perguntado se queria ficar em 2025.
Dos últimos 15 anos, Renato esteve em 12 no clube pelo menos em algum momento. A primeira passagem foi no meio de 2010, quando o Grêmio brigava contra o rebaixamento e acabou com vaga na Conmebol Libertadores. O trabalho seria interrompido na metade de 2011. O retorno ocorreu em 2013, com o citado vice-campeonato brasileiro. Depois, veio a terceira passagem, iniciada em setembro de 2016, com os títulos da Copa do Brasil, da Conmebol Libertadores, da Recopa Sul-Americana e a estátua, além da participação em cinco dos sete títulos estaduais seguidos. A saída ocorreu em abril de 2021, quando o Grêmio foi eliminado antes da fase de grupos da Conmebol Libertadores para o Independiente Del Valle.
Em setembro de 2022, a diretoria buscaria Renato outra vez para fechar a campanha da volta para a Série A. Desde então, o técnico renovou duas vezes. O Grêmio voltou para a 11ª colocação, com 38 pontos, depois da vitória sobre o Atlético-GO. Na próxima rodada, tem confronto direto com o Fluminense, o 13º com 36, na sexta. O elenco volta a treinar na tarde desta segunda-feira.
VEJA TAMBÉM
- Ativo no mercado, Grêmio disputa volante de R 38 milhões com rival
- Sem espaço no River, ex-Grêmio Borja muda de rumo e fecha com gigante mexicano
- Movimentações pesadas: Grêmio sonha com Bento e eleva preço de joia para 2026

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Clube inglês reforça elenco com jovem promessa brasileira talentosa
Grêmio anuncia negociação do atacante Alysson
Grêmio aposta em Luís Castro para novo ciclo estratégico e promissor em 2026.
Alysson, Revelação do Grêmio, Vendido ao Aston Villa por R$ 76 Milhões
Delegação gremista parte para a Copa São Paulo 2026
Reforços e Clássico: Janeiro movimentado do Grêmio no futebol brasileiro
2026: Lutas e Glórias Imortais no Futebol
Braithwaite Revela Bastidores da Cobrança de Dívida ao Grêmio
Temporada de 2025: desafios históricos marcam trajetória do Grêmio no futebol
Ativo no mercado, Grêmio disputa volante de R 38 milhões com rival
Braithwaite lamenta exposição por cobrança de dívida do Grêmio: bastidores e projeções
Fortaleza contrata volante Ronald, promessa do Grêmio, por empréstimo.
Mosqueteiras conquistam Bicampeonato Gaúcho no futebol feminino.
Projetos e Início da Gestão: Visão Futurista para o Grêmio
Sem espaço no River, ex-Grêmio Borja muda de rumo e fecha com gigante mexicano
Grêmio conquista o título de Super Campeão do Brasil em 1990.
Escolha o gol mais bonito do Grêmio em 2025 votando nos candidatos.