Procuradoria solicita gravações para investigar denúncia de racismo em jogo do Grêmio.


Fonte: -

Procuradoria solicita gravações para investigar denúncia de racismo em jogo do Grêmio.

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) solicitou ao Grêmio que apresente gravações de áudio e vídeo sobre a acusação de injúria racial praticada por torcedores durante a partida contra o Flamengo, domingo, na Arena, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em nota, o clube carioca afirmou após a partida que o atacante Carlinhos disse ter ouvido imitações de macaco da torcida gremista durante a passagem dele pelo túnel de acesso ao vestiário, após ser expulso de campo. Além disso, o Rubro-Negro diz que, em vídeo divulgado pelo diário "Lance!", ouve-se uma voz proferindo a palavra "macaquinho" ( veja no vídeo acima ). O Grêmio se manifestou também por meio de nota nesta segunda-feira. No texto, o clube gaúcho afirma que identificou o torcedor que teria sido responsável pela ofensa.

Carlinhos em ação em Grêmio x Flamengo — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
Crédito da imagem: Marcelo Cortes/Flamengo

Questionado, ele disse que usou a expressão "tá brabinho?", frase que foi repetida por uma criança que estava ao seu lado. – Em face de possível controvérsia sobre o teor das expressões utilizadas pelos torcedores, esta Procuradoria requer que o mandante de campo apresente provas no sentido de esclarecer a natureza das expressões direcionadas ao jogador, bem como outros elementos que possam contribuir para a rápida elucidação dos fatos – diz um trecho do ofício enviado pelo STJD. O documento, assinado pelos procuradores Eduardo Jobim e Jhonny Prado, dá prazo de cinco dias, a partir do recebimento do ofício, para que o Grêmio apresente as gravações. Só depois disso a Procuradoria irá decidir se apresenta ou não denúncia contra o clube gaúcho.

A Procuradoria de Justiça Desportiva, por seus representantes infra-assinados, no uso de suas atribuições legais vem, por meio deste, em caráter de urgência, solicitar a disponibilização, no prazo improrrogável de 5 (cinco) dias a contar do recebimento deste Ofício, de gravações de áudio e vídeo relacionadas ao incidente ocorrido no dia 22 de setembro de 2023, durante a partida entre Grêmio e Flamengo, válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena do Grêmio.

Confira a nota do Grêmio: "Após a vitória sobre o Flamengo na Arena, o Grêmio tomou conhecimento da publicação do jornal Lance! com a denúncia de um suposto caso de injúria racial envolvendo dois torcedores do Grêmio contra o jogador Carlinhos, do Flamengo. O caso teria ocorrido durante a passagem dele pelo túnel de acesso ao vestiário, depois de ter sido expulso de campo e vandalizado a cabine do VAR. Diante de denúncia tão grave, o Grêmio tomou todas as providências para elucidar os fatos, pois o Clube é o maior interessado em saber exatamente o que ocorreu para aplicar as punições de forma justa."

Confira a nota do Flamengo "O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Carlinhos sofreu injúrias raciais ao deixar o campo após ser expulso na partida deste domingo (22), contra o Grêmio, em Porto Alegre. O jogador diz ter escutado imitações de macaco e, em um vídeo de uma matéria do veículo “Lance!”, ouve-se nitidamente uma voz proferindo a palavra “macaquinho”.



VEJA TAMBÉM
- Grêmio pode firmar parceria com clube português e mira emprestar 6 jogadores
- ETERNIZADO! Grêmio apresenta exposição sobre trajetória do zagueiro Pedro Geromel.
- NOVO TÉCNICO?? Repórter revela técnico favorito nos bastidores do Grêmio






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

24/11/2024








23/11/2024