A ascensão meteórica de Monsalve no Grêmio surpreende de forma positiva pela regularidade das atuações do meia, a pouca idade e o curto tempo que está no clube. O colombiano garantiu diretamente, pelo menos, quatro pontos no Brasileirão, o que significa que sem ele, o time estaria na zona de rebaixamento. Independentemente do setor que joga, Monsalve corresponde e é decisivo no time de Renato Portaluppi. Seja na parceria de Cristaldo ou não, o jogador foi decisivo e já rendeu pontos importantes. Em oito partidas com a camisa tricolor, o gringo tem cinco participações diretas em gols, sendo que balançou a rede três vezes e deu duas assistências. O colombiano foi titular em seis destes jogos, todos no Brasileirão, e nos outros dois entrou ao longo da partida. Dos três gols que marcou no Brasileirão, dois deles foram decisivos para a equipe pontuar. Contra o Criciúma, na 24ª rodada, fez o gol da vitória por 1 a 0 e no último domingo marcou um dos gols no empate em 2 a 2 com o Bragantino.
Estes dois jogos citados anteriormente resultam em quatro pontos na tabela. Sem eles, o Grêmio estaria atualmente no Z-4 da competição, com 24 pontos, atrás de Corinthians e Vitória, que somam 25. Monsalve ainda participou de outras duas vitórias do Grêmio. Logo na estreia, meia marcou o segundo gol na vitória por 2 a 0 sobre o Athletico na Ligga Arena. Contra o Cuiabá, deu assistência para o gol de Braithwaite quando o jogo ainda estava 1 a 1. O time gaúcho venceu por 3 a 1. Há contribuição efetiva nestes seis pontos, mas em tese as vitórias viriam sem as participações diretas do meia se considerado o placar final. Renato teve cautela e segurou a entrada do jovem na equipe. Mas com uma adaptação rápida, Monsalve ganhou espaço naturalmente.
Primeiro, o técnico evitou colocá-lo junto com Cristaldo, por entender que ambos têm características similares e exercem a mesma função no campo. Com a venda de Gustavo Nunes e a lesão muscular de Pavon, se tornou inevitável escalar os dois meias, o que se repetiiu nos últimos três jogos. Atualmente, Monsalve tem sido utilizado no lado oposto de Soteldo, mas com liberdade para flutuar, desde que auxilie na marcação. – Creio que é um trabalho que tenho que fazer, o futebol pede que marque e ataque para poder contribuir à equipe. Vê-se que posso fazer, é uma questão que qualquer jogador que entre e queira ajudar a equipe, tem que fazer as duas funções dentro do campo – disse Monsalve sobre se adaptar ao esquema para jogar pelos lados.
Monsalve chegou no Grêmio em julho com contrato até o final de 2028. O clube comprou 50% dos direitos econômicos do atleta por 2,5 milhões de dólares e pode comprar mais 30% por 1,2 milhões de dólares, previsto em contrato.
VEJA TAMBÉM
- MANO MENEZES ABRE O JOGO! Técnico revela debate com Monsalve sobre posição no Grêmio
- MANO MENEZES ELOGIA AMUZU! Atacante ganha nova chance e vira destaque no Grêmio
- Justiça Histórica: CBF cobra reconhecimento e premia Grêmio como campeão de 1990

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio se prepara para próximo desafio no Brasileirão
Grêmio recebe taça da Supercopa do Brasil após 35 anos com presença de ex-atletas
Grêmio apresenta base sólida para temporada de 2026, concordam comentaristas esportivos
Impugnação de candidatura de Paulo Caleffi à presidência do Grêmio, solicitada por Odorico Roman
Ministério público solicita prisão de envolvido em ataque a ônibus do Grêmio
Mp denuncia envolvidos em ataque a ônibus do Grêmio e pede prisão
MANO MENEZES ABRE O JOGO! Técnico revela debate com Monsalve sobre posição no Grêmio
Grêmio conquista troféu de Supercampeão Nacional em 1990
Desafio da Libertadores: Grêmio enfrenta Corinthians na Neo Química Arena
Grêmio prepara estratégias para duelo importante no Brasileirão.
Futuro do Grêmio: Mano critica trocas de técnicos no Brasil.
MANO MENEZES ELOGIA AMUZU! Atacante ganha nova chance e vira destaque no Grêmio
Grêmio receberá taça histórica da Supercopa do Brasil após 35 anos