
Após a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro , o futebol nacional entrou no período da Data Fifa, com atletas que atuam na país sendo convocados para representar suas seleções. Os intervalos podem durar entre 10 (caso o time esteja disputando a Copa do Brasil ) e 14 dias (para as equipes que retornarão somente na 26ª rodada do Brasileirão). Mesmo com a sequência sem partidas, os clubes, após um breve hiato de descanso, voltam à rotina de treinamentos, com um benefício para o aspecto físico dos jogadores.
Segundo Rodrigo Nascimento, fisioterapeuta esportivo associado à SONAFE Brasil (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física), o calendário extenso e de pouco período de recuperação prejudica a regeneração completa dos atletas, com o intervalo da Data Fifa sendo importante. “Tendo em vista o tempo insuficiente de recuperação, considerando o desgaste das partidas, viagens e distâncias percorridas entre um local de um jogo e outro, esse período pode ser significativamente positivo no que diz respeito ao tempo para regeneração, pois há uma grande oportunidade para recuperar totalmente os atletas em suas valências fisiológicas e psicológicas”, explica.
Para o profissional, a fisioterapia esportiva é uma dos principais 'armas' na recuperação dos jogadores, sendo necessária para uma melhora homogênea do corpo. "Com a continuidade dos treinamentos e potencialização de algumas valências físicas durante esse período, o trabalho do fisioterapeuta esportivo nesse momento pode ser muito positivo, pois há um tempo de intervenção valioso para normalização e melhora de algumas capacidades funcionais dos atletas que apresentaram até aqui um desgaste mais acentuado."
Período sem jogos também pode ser prejudicial Se por um lado o período sem jogos oferece maior espaço de descanso e recuperação aos atletas, o tempo sem eles também pode prejudicar alguns jogadores, visto que a rotina de treinos não consegue igualar a exigência que uma partida requer. “Durante os treinos, há uma condição relativamente controlável, situação que não ocorre nos jogos.
Dessa forma, por mais que os atletas continuem a rotina, o período de retorno às competições pode significar uma readaptação ao volume de carga imposta ao organismo de cada atleta, o que deve ser observado de perto para minimizar o risco de lesões", disse Rodrigo, antes de alertar para os jogadores que voltarão de suas seleções com mais partidas somadas e sem o tempo de regeneração que os demais companheiros tiveram", pontuou.
“Os riscos são pertinentes desde que não haja um controle adequado e uma manipulação das cargas de trabalho durante esse período sem pausa. Necessariamente, os atletas que estão defendendo seus países precisam de um olhar diferenciado no retorno às atividades. A comunicação entre os clubes e seleções é primordial para que, independente de qual instituição seja responsável pelo atleta, haja uma organização assertiva e um entendimento individualizado sobre suas capacidades fisiológicas, criando um ambiente de trabalho seguro.”
Para Flávia Magalhães, médica com 20 anos de experiência no esporte e que já trabalhou com clubes, CBF e Conmebol, assim como pensa Rodrigo Nascimento, há benefícios e desvantagens que a Data Fifa traz aos jogadores. "O lado positivo é que esse intervalo sem jogos permitirá que os jogadores se recuperem do desgaste físico acumulado ao longo da temporada e façam trabalhos preventivos, corrigindo é possível contornar o lado 'negativo' e evitar grandes perdas para jogadores e clubes. "Essa é uma situação vivida pelos atletas durante toda a sua carreira profissional. Além disso, cada vez mais os trabalhos avançam em termos de tecnologia e de profissionalização, permitindo minimizar tais impactos”, conclui.
VEJA TAMBÉM
- Escalação do Grêmio para a Recopa Gaúcha: time titular definido para o confronto
- Grêmio moderniza CT e agora tem estrutura digna da Europa — veja as novidades
- Grêmio prepara surpresa para a final: Cuéllar pode começar jogando na Recopa
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio aplica multa a centroavante Arezo por postura inadequada no clube
Felipe Carballo falta à reapresentação do Grêmio; motivo não divulgado.
Grêmio se prepara para a Recopa Gaúcha em penúltimo treino de preparação.
Grêmio firma parceria com clube vietnamita para intercâmbio de atletas no futebol.
Carballo não se reapresenta e Grêmio aguarda jogador na segunda-feira.
Grêmio organiza evento inspirado na Kings League; saiba mais
Grêmio firma parceria histórica com clube de futebol vietnamita
Grêmio negocia contratação de atacante do Flamengo
Grêmio Treina Neste Domingo: Confira os Detalhes da Preparação da Equipe
Bolada milionária: Grêmio pode receber grande quantia por avanço na Sul-Americana
Atletas realizam treino técnico no centro de treinamento Luiz Carvalho.
Escalação do Grêmio para a Recopa Gaúcha: time titular definido para o confronto
Grêmio moderniza CT e agora tem estrutura digna da Europa — veja as novidades
Grêmio lidera primeira partida da final do Gauchão Sub-17
Grêmio monta equipe sem Marlon para duelo contra o Cruzeiro no Brasileirão
Grêmio prepara surpresa para a final: Cuéllar pode começar jogando na Recopa
Grêmio busca reforço para o meio-campo após saída de Danilo Barbosa
Titular desfalca treinos do Grêmio e vira dúvida para Recopa Gaúcha.
Mano Menezes prepara equipe para duelo contra o Zequinha no futebol.
Alberto Guerra altera postura sobre sistema defensivo no Grêmio
Eleição no Grêmio: Propostas do Pré-Candidato Denis Abrahão
Volante pede rescisão e deixa o Grêmio antes do fim do contrato
Arezo faz de tudo para deixar o Grêmio e força ida ao Peñarol: o que falta para sair?
Grêmio parte pra cima e tenta tirar Danilo Barbosa do Botafogo