Após a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro , o futebol nacional entrou no período da Data Fifa, com atletas que atuam na país sendo convocados para representar suas seleções. Os intervalos podem durar entre 10 (caso o time esteja disputando a Copa do Brasil ) e 14 dias (para as equipes que retornarão somente na 26ª rodada do Brasileirão). Mesmo com a sequência sem partidas, os clubes, após um breve hiato de descanso, voltam à rotina de treinamentos, com um benefício para o aspecto físico dos jogadores.
Segundo Rodrigo Nascimento, fisioterapeuta esportivo associado à SONAFE Brasil (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física), o calendário extenso e de pouco período de recuperação prejudica a regeneração completa dos atletas, com o intervalo da Data Fifa sendo importante. “Tendo em vista o tempo insuficiente de recuperação, considerando o desgaste das partidas, viagens e distâncias percorridas entre um local de um jogo e outro, esse período pode ser significativamente positivo no que diz respeito ao tempo para regeneração, pois há uma grande oportunidade para recuperar totalmente os atletas em suas valências fisiológicas e psicológicas”, explica.
Para o profissional, a fisioterapia esportiva é uma dos principais 'armas' na recuperação dos jogadores, sendo necessária para uma melhora homogênea do corpo. "Com a continuidade dos treinamentos e potencialização de algumas valências físicas durante esse período, o trabalho do fisioterapeuta esportivo nesse momento pode ser muito positivo, pois há um tempo de intervenção valioso para normalização e melhora de algumas capacidades funcionais dos atletas que apresentaram até aqui um desgaste mais acentuado."
Período sem jogos também pode ser prejudicial Se por um lado o período sem jogos oferece maior espaço de descanso e recuperação aos atletas, o tempo sem eles também pode prejudicar alguns jogadores, visto que a rotina de treinos não consegue igualar a exigência que uma partida requer. “Durante os treinos, há uma condição relativamente controlável, situação que não ocorre nos jogos.
Dessa forma, por mais que os atletas continuem a rotina, o período de retorno às competições pode significar uma readaptação ao volume de carga imposta ao organismo de cada atleta, o que deve ser observado de perto para minimizar o risco de lesões", disse Rodrigo, antes de alertar para os jogadores que voltarão de suas seleções com mais partidas somadas e sem o tempo de regeneração que os demais companheiros tiveram", pontuou.
“Os riscos são pertinentes desde que não haja um controle adequado e uma manipulação das cargas de trabalho durante esse período sem pausa. Necessariamente, os atletas que estão defendendo seus países precisam de um olhar diferenciado no retorno às atividades. A comunicação entre os clubes e seleções é primordial para que, independente de qual instituição seja responsável pelo atleta, haja uma organização assertiva e um entendimento individualizado sobre suas capacidades fisiológicas, criando um ambiente de trabalho seguro.”
Para Flávia Magalhães, médica com 20 anos de experiência no esporte e que já trabalhou com clubes, CBF e Conmebol, assim como pensa Rodrigo Nascimento, há benefícios e desvantagens que a Data Fifa traz aos jogadores. "O lado positivo é que esse intervalo sem jogos permitirá que os jogadores se recuperem do desgaste físico acumulado ao longo da temporada e façam trabalhos preventivos, corrigindo é possível contornar o lado 'negativo' e evitar grandes perdas para jogadores e clubes. "Essa é uma situação vivida pelos atletas durante toda a sua carreira profissional. Além disso, cada vez mais os trabalhos avançam em termos de tecnologia e de profissionalização, permitindo minimizar tais impactos”, conclui.
VEJA TAMBÉM
- Possível retorno de Rodrigo Ely ao Departamento Médico preocupa
- Base Gremista faz excursão pelo Uruguai
- Goleiro campeão da Libertadores com o Grêmio muda de clube no Oriente Médio
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Monsalve contribui para manter Grêmio fora da zona de rebaixamento
Novo desafio do Grêmio: contratar laterais após saída de Reinaldo.
Excursão do Grêmio pelo Uruguai terá amistoso único contra Seleção Uruguaia.
Botafogo inicia venda de ingressos para partida contra o Grêmio no Brasileirão
Empresário esclarece boatos sobre possíveis contratações de Cristaldo e Navas no Grêmio.
Atualizações relevantes sobre o Grêmio, com destaque para Navas e Geromel.
Grêmio recebe ligação de Keylor Navas, indicando possibilidade de fechamento de negociação.
Grêmio deve atualizar seu departamento médico após retorno dos jogadores.
Reinaldo e a lateral do Grêmio: panorama e projeções para 2025
Possível retorno de Rodrigo Ely ao Departamento Médico preocupa
Base Gremista faz excursão pelo Uruguai
Atualização: Grêmio redefine prioridade no mercado da bola
Goleiro campeão da Libertadores com o Grêmio muda de clube no Oriente Médio
Grêmio tem meta de pontos para evitar luta contra rebaixamento.
A busca do Grêmio por Arthur: o que sabemos até agora
Destaque da partida do Grêmio lamenta resultado e reconhece: "Estamos devendo
Grêmio enfrentará desafios complicados na reta final do Brasileirão.
Rodrigo Caio encerra longo hiato como titular do Grêmio após mais de um ano.
Grêmio avança nas tratativas para ter Keylor Navas; veja como está a negociação
Oferta de zagueiro para o Grêmio: Arthur de volta e pedido de desculpas
Alexandre Mendes defende jogadores do Grêmio após punição de Renato Gaúcho
Sergio Ramos pode chegar ao Grêmio com intermédio de possível novo reforço do Imortal
Gremio opta por Rodrigo Caio como titular para próximo jogo
Arthur recebe propostas para retornar ao futebol brasileiro
Diego Costa se manifesta sobre incidentes em jogo do Grêmio: "família
Grêmio terá folga e detalhes da reapresentação após empate no Brasileirão
Grêmio parabeniza comando de policiamento da capital pelo trabalho dedicado.
Grêmio comete falhas individuais, perde pontos e se aproxima do Z-4