Depois de uma eliminação dolorida no Maracanã, o Grêmio fez o que precisava para alentar a torcida e venceu o Criciúma por 1 a 0 no Heriberto Hülse no domingo. Herói da partida, Monsalve justificou a titularidade ao lado de Cristaldo pela primeira vez e mostra que merece sequência independentemente do esquema escolhido. As quedas recentes nas copas aumentaram a pressão em cima do time de Renato Portaluppi para a partida do domingo.
A situação na tabela inspirava preocupação, já que uma possível derrota fora de casa poderia aproximar o Tricolor da zona de rebaixamento do Brasileirão outra vez. Realidade agora mais distante: o Grêmio é o 13º, com 27 pontos. Antes da bola rolar, Renato apresentou mudanças na equipe e fez aquilo que muito se pedia ao escalar Monsalve e Cristaldo juntos. Mas quando o jogo começou, a blitz do Criciúma quase deu resultado.
O time da casa aproveitou o bom ambiente e pressionou com jogadas pelo lado de Reinaldo. Renato respondeu e trocou de lado Soteldo e Monsalve. O meia ajudou na marcação pela esquerda e o venezuelano passou a criar boas chances na direita depois de chute na trave. O Grêmio passou a controlar o jogo e perdeu oportunidades. Na volta do intervalo, a partida continuou da mesma forma, sem grandes sustos, até que os treinadores começaram a mexer no time.
Renato colocou Aravena e Arezo e, de imediato, foi o Tigre quem melhorou. Marchesín precisou trabalhar na etapa final e o Tricolor não se encontrava em campo. Mas em uma escapada pelo lado esquerdo, Aravena girou na ponta e colocou na área. Com categoria, Monsalve dominou na pequena área e tocou na saída do goleiro para garantir a vitória. Falo que precisam aproveitar as oportunidades. Miguel vem aproveitando e por isso a chance de começar. — Renato sobre Monsalve
Novamente, o colombiano voltou a ser decisivo em uma partida do Grêmio. Em seis jogos pelo clube gaúcho, o meia marcou duas vezes e deu uma assistência e fez a jogada do gol de Gustavo Nunes na derrota para o Fluminense na Libertadores. O lance só não conta como assistência pelo desvio de Fábio. São quatro participações diretas em gols. Independentemente da formação na qual é escalado, Monsalve apresentou provas de que merece sequência entre os titulares.
Com tempo para treinar, Renato tem ferramentas para encaixar o time com Cristaldo e mantê-los competitivos até o final do ano. O lado bom é que para trabalhar a nova formação, Renato terá semanas cheias para treinamentos. O foco apenas no Brasileirão a comissão até almejar metas maiores na competição enquanto se afasta do Z-4. – Agora é dar as mãos, buscar os pontos necessários no Brasileiro. Não estou prometendo, mas agora com a força do torcedor quem sabe não conseguimos beliscar uma Libertadores. É difícil, sim, mas não impossível – projetou Renato.
Na próxima semana, o Grêmio voltará oficialmente para casa depois de quatro meses longe da Arena. Ainda longe das condições ideais, o retorno do estádio gremista pode ser uma injeção de ânimo à torcida e um estímulo aos jogadores buscar o crescimento no Brasileiro.
VEJA TAMBÉM
- FUTURO GARANTIDO! Grêmio encaminha renovação de joia da base até 2030
- VOLTA DE PESO! Grêmio ganha reforços decisivos para decisão contra o Juventude
- Grêmio colocou 4 jogadores na mesa por Paulo Henrique do Vasco

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
FUTURO GARANTIDO! Grêmio encaminha renovação de joia da base até 2030
VOLTA DE PESO! Grêmio ganha reforços decisivos para decisão contra o Juventude
Grêmio colocou 4 jogadores na mesa por Paulo Henrique do Vasco
Sinal de alerta no Grêmio: Willian sente dores, sai no intervalo e vira dúvida para decisão
Fim de linha no Grêmio: Edenílson rescinde, abre o jogo em reunião privada e destino surpreende
Um a mais e mesmo assim…”: Grêmio empata, perde a chance de vantagem e torcida manda recado direto a Luís Castro
Grêmio: falta quase tudo mas ainda dá