Grêmio reduz incidência de lesões no primeiro semestre do ano


Fonte: -

Grêmio reduz incidência de lesões no primeiro semestre do ano

No início de 2023, o Conselho de Administração do GRÊMIO elaborou um plano estratégico para tratar da prevenção de lesões no departamento de futebol, resultando na criação do Departamento de Ciência, Saúde e Performance (DCSP). Um ano e meio depois, os resultados desse investimento já podem ser colhidos, com melhorias no desempenho dos atletas, diminuição da incidência de lesões, aumento das receitas de patrocínio e crescimento na valorização dos atletas e da marca do Clube.

Segundo Gustavo Bolognesi, vice-presidente do GRÊMIO, o processo iniciou com melhorias na infraestrutura, parcerias em várias áreas e avaliações das mudanças necessárias. Em seguida, novas metodologias e protocolos de tratamento e prevenção foram implementados, resultando em resultados positivos apresentados em um relatório de 32 páginas, que detalha a evolução em comparação com as últimas temporadas, principalmente na prevenção de lesões.

Fonte: grêmio.blob.core

O relatório revela que, nos primeiros seis meses de 2024, a equipe do GRÊMIO registrou 23 lesões, com uma média de 0,48 lesões por atleta durante 35 partidas disputadas. Além disso, aponta a análise do momento em que as lesões ocorreram, sendo 38% durante os treinos, 57% durante os jogos e 5% em outros contextos. A redução significativa pode ser atribuída aos processos e tecnologias implementados desde 2023.

Trabalho do semestre feito pelo DCSP - 02/02/2024
Créditos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Estudos em ligas europeias mostram uma incidência média de 0,7 a 0,8 lesões por jogo ao longo da temporada, enquanto o GRÊMIO apresentou média abaixo deste índice em dois dos últimos cinco anos, com 0,61 lesões por jogo em 2021 e 0,63 atualmente. Além disso, o DCSP conseguiu diminuir as lesões "sem contato" em comparação com o ano anterior, evidenciando o impacto positivo do trabalho de prevenção desenvolvido pelo departamento.

O aumento da disponibilidade dos jogadores para os jogos também foi destacado, com uma média de 0.832 em 2024, comparada a 0.776 em 2023. O objetivo do DCSP é atingir uma taxa de disponibilidade média acima de 90%, demonstrando o avanço na gestão dos atletas e na consistência das participações em jogos.

Os números positivos refletem os investimentos feitos no setor, e o DCSP continua atento ao restante da temporada, considerando fatores que podem impactar diretamente nas condições físicas e no risco de lesões dos atletas.



VEJA TAMBÉM
- CRISE NO GRÊMIO! Matías Arezo revela frustração com pouco espaço e deixa futuro incerto no Tricolor Gaúcho
- GRÊMIO MAIS PERTO DA POSSE TOTAL DA ARENA! Justiça avança em processo e clube pode evitar penhora do estádio!
- CRISE NA LATERAL-ESQUERDA DO GRÊMIO! Setor problemático ameaça planejamento para 2025






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2024













25/11/2024