"Sou bom pra caramba": a arrogância de Renato afunda o Grêmio


Fonte: Leila Krüger

Sou bom pra caramba: a arrogância de Renato afunda o Grêmio
Renato Portaluppi já cometeu erros inadmissíveis, que chegaram a tirar títulos e provocar um rebaixamento do Grêmio. Vamos começar: lá em 2018, insistiu com Bressan na zaga: cometeu um pênalti infantil e fez o Imortal perder a vaga para a final da Libertadores, na qual provavelmente seria o favorito - apesar do gol de mão de Borré, escandaloso, ilegal, e da não punição da invasão do técnico Gallardo conforme a Lei da Conmebol. Mas a teimosia pune. Em 2024, continua teimando: Rodrigo Ely, Galdino, Carballo, Pepê, Reinaldo na lateral-esquerda (este, levou bronca do goleiro Marchesín porque passou o jogo levando olé de Estêvão, do Palmeiras). E principalmente ele, um tipo de castigo para o Clube de Todos: JP Galvão. Rima com "maldição" (não é nada pessoal com a pessoa JP).

Foi Renato colocar JP Galvão, um Rodrigo Caio "verde" como primeiro volante, e um Natã que nunca se firmou, que o Grêmio levou imediatamente dois gols em três minutos. E, no fim, escapou de perder - cabe aqui mais uma crítica ao DM "carniceiro" do Clube de Todos: Gustavo Martins e Geromel estavam com dores musculares, assim como Kannemann no jogo anterior. Desgaste, dizem. Jovens de 18, 19, 20, 21, 22 anos agora têm desgaste, e lesões graus II e III toda hora: Jhonata Robert, Jardiel, André Henrique, Jefinho, e, agora, a joia da base, o zagueiro Viery. Sem falar nos veteranos.

Mas não é este o ponto aqui. É a arrogância de Renato. Continuando, em 2021 teimou em manter Grando no gol, muito vazado e instável, revezando com Brenno, mesma coisa, rejeitado na Itália. Caiu, embora antes demitido. Em 2023, deixou escapar o título do Brasileirão não só por culpa do apito, mas porque só colocou Caíque, que garantiu o G4 em 2023, nas últimas rodadas, preterido o inseguro Grando. E mais: o "carioca" já anunciou que Marchesín não joga contra o Juventude, provavelmente será aquele goleiro em má fase, vazado em todos os jogos até aqui, todos derrotas, 400 mil por mês, Rafael Cabral. Caíque é melhor, garantiu o Hepta e o G4, apesar de seus erros. Marchesín foi punido por discutir com Reinaldo, que já vem deixando a desejar há muito, não marca, não corre, é uma avenida. Argentino de sangue quente, Marchesín foi a voz da torcida contra Reinaldo - e foi punido. Como a torcida.

"Eu vou ensinar uma coisa pra vocês...", ecoou um garboso Renato Portaluppi na entrevista pós-jogo contra o Palmeiras desfalcado, justificando o injustificável: JP Galvão para segurar a bola no ataque, coisa que nunca fez, mas ao contrário, e ainda perdeu a bola que deu início a um dos gols do Palmeiras. "Eu sou bom", declarou nos microfones. Você não é deus, Renato. E qualidade se prova todo dia.

Tem estrela, é verdade, o Imortal é eternamente grato ao jogador e técnico, mas vamos "abaixar a bola". Suas três escolhas - Galdino não acho que foi um erro fatal - foram péssimas e determinaram o empate, quase virada do Verdão: JP Galvão, Carballo, Natã, Reinaldo, Pepê e Kannemann (este, como vem jogando pouco!) falharam nos gols sofridos. A vida e os resultados no futebol dão sinais. Faltaram volantes. Havia Ronald no banco, e Du Queiroz. Ah, golaço de Estêvão, mas levou a marcação molenga de Carballo no bolso para casa, e chutou como quis. Reinaldo estava, mais uma vez, longe.

O que esperamos é que Dodi seja efetivado titular, porque o jogador se escala, não é mesmo, Renato? Você mesmo disse. E Pepê não vem jogando nada. Então, Dodi merece fazer dupla com Villasanti. Reinaldo talvez deva sair, Mayk vinha bem até se lesionar, marcando e atacando. O Grêmio ainda precisa contratar ao menos um volante marcador.

Por fim: "Vocês não sabem de coisas que eu sei", disse o treinador praiano que sempre precisa descansar. Então, por que não dá certo no jogo? Por que os mesmos jogadores cometem as mesmas falhas, comprometendo o Clube de Todos nas competições? Bela punição este empate, Renato Portaluppi. Mais que um golaço de Estêvão, que brincou com Reinaldo o jogo inteiro, foram, mais uma vez, falhas dos "escolhidos". Pontuais.

É necessário mudar o que sempre falha, e dar oportunidades a quem pouco teve, ao mesmo tempo barrar quem já tentou demais. À direção gremista, uma dica: contratem. Gastem agora para não gastarem mais tarde. O Grêmio só vende, vende, tem recordes de sócios, Libra, publicidade, novos patrocinadores em vista (bom sinal!), mas sempre recua nas negociações, o dinheiro evapora. Time bom sai caro. Não tem verbas? Vira SAF, Grêmio, como sete dos dez primeiros colocados do Brasileirão 2024, considerando o Palmeiras um tipo de SAF da Crefisa.

Renato, seja humilde. Essa é uma qualidade indispensável aos vencedores, e você é um deles. Não se deixe cair. Reflita. Escute a torcida. Você errou feio várias vezes, como contra o Palmeiras. E aquela estátua, mais uma vez, não lhe faz imbatível. Apenas uma homenagem de quando foi guerreiro, como os gremistas históricos e imortais. Dá tempo de repensar, você é bem pago para isso.

VEJA TAMBÉM
- Rafael Cabral encabeça a lista de dispensas urgentes do Grêmio
- Renato escala seus escolhidos e eles entregam: treinador deve sair imediatamente?
- Ainda há clima para Renato e seus escolhidos no Grêmio?






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

8/7/2024




































7/7/2024