Show de horrores: se não melhorar, o Grêmio cai


Fonte: Leila Krüger

Show de horrores: se não melhorar, o Grêmio cai
O time do Grêmio estava nervoso em campo na quarta-feira, 26. Entrou como penúltimo colocado. Renato Portaluppi, o lendário treinador gremista, na corda bamba. Enfrentaria um rival direto, motivado, mesmo com técnico interino. O Atlético-GO amassou os gaúchos no primeiro tempo, enquanto o segundo foi mais equilibrado. Houve, na partida, boas chances para ambos os lados. Um pênalti que poderia ter sido marcado sobre Cristaldo, ou ao menos revisado no VAR, visto que foi tocado no calcanhar. Mas o árbitro não queria confusão, apesar de ter sido um pouco pavão ao distribuir amarelos desnecessários. E Renato, para variar, teimou.

Renato colocou JP Galvão, que fez a falta na entrada da área a qual originou o gol dos goianienses. No mais, o que vi foi um show de horrores por parte Clube de Todos.

O Grêmio não tem sequer preparo físico. Perdeu quase todas as corridas, não há explosão. Gustavo Martins, muito jovem, se atreveu a correr e a coxa já reclamou (e foi um dos menos piores em campo). O Grêmio não tem esquema tático. O Grêmio não tem meio-campo (o cérebro de um time de futebol). Graças a Deus, Marche salvou a noite. Assustaram os desempenhos de Gustavo Nunes, Nathan Fernandes, Pavón e Pepê. Nem falo em Galdino e JP Galvão. Sobre Pepê, que já jogou muito, venho dizendo: se alguém tiver de sair do time titular, é ele, não marca e não ataca, e ainda tem comprometido. Não é o mesmo de 2023. E como disse Renato Portaluppi, "o jogador se escala". Só que Carballo vem ainda pior. Testaram Ronald?

O presidente Guerra e Brum e Vivian (estes dois já deviam ter sido mandados embora) aparentemente acham que basta contratar um bom 9, talvez um meia reserva para Cristaldo e/ou um atacante. Não; é como venho dizendo, o Grêmio não tem marcadores no meio. Os atacantes adversários acabam cara a cara com os zagueiros do Imortal. Todos os times estão correndo para contratar volantes: Matheus Henrique, Walace (estes, ex-Grêmio), o Inter buscou Aránguiz, Thiago Maia, Fernando, Bruno Gomes, Bruno Henrique. E quem o Grêmio tem? Dodi, que é para grupo, apesar de regular, único primeiro homem do meio. Villasanti é volante que joga adiantado e constrói jogadas, como atuou pelo Paraguai recentemente. Só Renato não vê. O Grêmio precisa, urgentemente, contratar um bom carregador de piano para proteger a zaga, com porte físico e currículo e de idade não muito avançada (já há muitos no grupo). Essa contratação deve ser tão prioritária quanto um 9, e eu ainda traria dois marcadores. E falta mais gente de qualidade técnica no grupo do Maior do Sul.

Enfim, o que me preocupou, principalmente no primeiro tempo, mas ainda no segundo, foi um "jogo de várzea" do Grêmio. Passes de um ou dois metros errados, a bola queimando no pé. O time realmente estava nervoso, desestruturado, perdido. Isso indica um vestiário com ambiente ruim. Indica que Renato Portaluppi já não tem mais o grupo na mão, nem a confiança dos jogadores. Não recebeu os reforços que pediu, mas nem sequer tem um time minimamente organizado. Renato foi salvo pelo gol de Reinaldo. Se perdesse, não adianta, estaria fora. Conseguiu mais um jogo para provar que merece permanecer em seu clube do coração, segundo afirma. Apenas mais um jogo. Senão, eu buscaria Diniz, demitido do lanterna Fluminense, ao menos haveria disciplina tática. Felipão está velho, no máximo pode ser auxiliar técnico.

O futebol, como a vida, é feito de ciclos: não é que um técnico seja necessariamente ruim, às vezes seu ciclo, ou um deles, acabou no clube.

Renato tem mais um jogo com a corda no pescoço. E para mostrar que o Grêmio não precisa de JP Galvão e de outros atletas insuficientes. O Grêmio se mostrou uma bagunça total em campo, e mal era capaz de correr. Pontos: Kannemann acho que já deu: Rodrigo Caio deve entrar em seu lugar, e, se não der certo, Jemerson. Geromel pode ter renovado, mas é reserva. Aguardamos três ou quatro contratações para o Grêmio ao menos não cair, e jogar como um time de série A que permanece na A. Aguardamos Renato Portaluppi justificar seus 2 milhões de reais por mês, porque fazer aquela "salada" de jogadores, até o mais leigo dos torcedores é capaz.

VEJA TAMBÉM
- O escândalo das lesões no Grêmio
- Show de horrores: se não melhorar, o Grêmio cai
- Nathan Pescador encaminha saída do Grêmio para novo destino, diz jornalista






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

30/6/2024





29/6/2024