O Grêmio decide nesta terça-feira (26), contra o Caxias, uma vaga na final do Campeonato Gaúcho, em partida marcada para 21h30 (de Brasília), em Porto Alegre. Antes mesmo da definição de quem avança, uma coisa já é certa: 2024 será mais um ano sem o maior clássico do estado na decisão. Isso porque o Internacional caiu nos pênaltis para o Juventude, na segunda-feira (25), e completou o terceiro ano consecutivo sem estar na final do Gauchão.
A eliminação colorada aumenta uma estatística surpreendente. No atual século, os times de maior rivalidade do Rio Grande do Sul fizeram apenas oito finais diretas em 24 oportunidades, o que representa apenas um terço dos confrontos desde 2001. Nas outras 16, ou Grêmio ou Inter esteve presente, mas com a companhia de outras equipes, sem o tradicional clássico GreNal.
Das 23 finais disputadas até agora, houve a hegemonia máxima de Grêmio e Internacional. A única vez que um dos dois foi surpreendido por uma equipe menor aconteceu em 2017, quando o Novo Hamburgo conquistou o título inédito. Das outras vezes, o Grêmio venceu em 10 oportunidades, sendo o hexacampeão consecutivo, enquanto o Internacional levantou a taça 12 vezes, tendo obtido também o hexacampeonato entre 2011 e 2016.
VEJA TAMBÉM
- Enxugando o elenco: Grêmio negocia Cristaldo e avalia novas dispensas
- Isso é caso de polícia: Grêmio se posiciona após fake news envolvendo Marcos Rocha
- Baixas de peso: Grêmio perde dois meias e muda o plano para a semifinal

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Enxugando o elenco: Grêmio negocia Cristaldo e avalia novas dispensas
Isso é caso de polícia: Grêmio se posiciona após fake news envolvendo Marcos Rocha
Baixas de peso: Grêmio perde dois meias e muda o plano para a semifinal
Luís Castro deixa definição em aberto e Grêmio pode ter mudança para semifinal
Grêmio avalia rescisão com Cuéllar após perda de espaço e desgaste interno