Grêmio critica arbitragem de Anderson Daronco em clássico e formaliza reclamação na FGF

Grêmio contesta arbitragem de Anderson Daronco no clássico Gre-Nal 441 na Federação Gaúcha de Futebol.

Fonte: -

O Grêmio irá fazer uma reclamação formal na Federação Gaúcha de Futebol por conta da arbitragem de Anderson Daronco no Gre-Nal. O Tricolor entende que foi prejudicado na derrota por 3 a 2 para o Inter na noite deste domingo no Beira-Rio. Nas redes sociais, o Tricolor reclamou de uma falta na origem do gol de Mauricio no primeiro tempo e de lance de pênalti de Aránguiz em André Henrique na etapa final. O presidente Alberto Guerra afirmou que a condução e as decisões de Daronco interfiriram diretamente no resultado do clássico 441. O dirigente reclamou de faltas cometidas por Alan Patrick e Bustos, ambas em Gustavo Nunes, que não renderam cartões amarelos. - Foi no detalhe que o Inter conseguiu a vitória. Sem contar os grandes equívocos do Daronco. Fiquei bastante decepcionado com a arbitragem, não só nos lances cruciais, desde o início não dando os cartões amarelos dos contra-ataques, do Bustos e do Alan Patrick. Poderia virar um vermelho. Mas enfim. Que sirva de aprendizado, clássico deste tamanho, maior marca do RS, sair manchado com erros muito graves para não dizer outra coisa - destacou Guerra.

Toda a primeira fase do Gauchão não conta com árbitro de vídeo. Inter e Grêmio entraram com um ofício antes da partida para que houvesse VAR tanto no clássico quanto na última rodada, no próximo fim de semana. No entanto, a FGF não atendeu a demanda. Antes do jogo, o ge apurou que havia dificuldade da empresa responsável em conseguir assumir o pedido. - O ofício que foi feito não foi somente para o Gre-Nal. Era que tivesse todos os jogos da 10ª rodada em diante por ser jogos decisivos. Não sei por qual razão a FGF decidiu por não colocar. E aconteceu o que vimos. Saio com a sensação que o jogo ficou manchado, estragado. Não tira os méritos da vitória do Inter. Mas por erros grandes da arbitragem, é a sensação que saímos daqui - completou o gremista.

No congresso técnico da competição, conforme Guerra, o colocado pela Federação foi que não haveria VAR em toda a primeira fase por custos e estrutura de alguns dos estádios, que não comportaria o equipamento necessário para a utilização do recurso.