Coluna do Cacalo: transferência de responsabilidade


Fonte: Diário Gaúcho

Coluna do Cacalo: transferência de responsabilidade
Queda de Aguirre coloca o Grêmio como favorito do clássico
Foto: Diego Vara / Agencia RBS


Não sei ainda avaliar a repercussão e o efeito no Gre-Nal da saída do técnico colorado Diego Aguirre. Mesmo que tenha sido eliminado da Libertadores, o profissional que comandava o Inter mantinha, aparentemente, um bom ambiente de trabalho e tinha seus métodos avalizados pela direção.

Penso que a gota d'água possa ter sido o passeio que o Tigres levou do River Plate na decisão da Libertadores: os colorados se deram conta, quem sabe tardiamente, de que foram desclassificados – levando um banho de bola – por uma equipe que se mostrou muito frágil e destituída de qualidade.

Além disso, também havia a ideia de que esta era uma das Libertadores mais fáceis de ser vencida, já que o River teve a pior campanha entre os classificados às oitavas de final.

Trazendo estes fatos para o nosso contexto, especialmente na relação com o Gre-Nal, a demissão do técnico do Inter, de certa forma, atrai para o Grêmio a responsabilidade da vitória. Explico: os colorados vão para o clássico dirigidos por um técnico interino – o que não significa dizer que será mal escalado ou taticamente desarrumado.

Quando surge este episódio de troca de comando, há naturalmente alguma desconfiança sobre a capacidade do novo técnico e o que pensam os atletas sobre tudo isso. Ao mesmo tempo em que entra uma vassoura nova, seja o treinador definitivo ou interino, surgem novas perspectivas, nova motivação e novas esperanças.

Favoritismo

Por outro lado, na mesma proporção em que se espera um bom trabalho de quem está chegando, sabe-se também que haverá dificuldades de comunicação, de entrosamento e até insegurança particular e coletiva no relacionamento que se inicia.

Por todos estes motivos, penso a circunstância atual, afasta do Inter, em tese, a obrigação de sair vencedor da Arena, transferindo a responsabilidade para o Grêmio. E o Tricolor, além do adversário poderoso, terá que enfrentar eventuais desconfianças sobre sua própria capacidade, na medida em que pode se tornar publicamente o favorito à vitória.

VEJA TAMBÉM
- GRÊMIO DE OLHO NO MERCADO! Atacante chileno oferecido para reforçar o time em 2025!
- Renato em risco? Situação do técnico é questionada e Dream Team do Grêmio entra em pauta!
- Gabigol no Grêmio? Verdade por trás dos rumores que agitaram a torcida!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

12/11/2024