Grêmio revê Fla no Rio com dupla de carrascos que já calou o Maracanã

Roger Machado, campeão da Copa do Brasil de 1997, e Luan, autor de gol em vitória em 2014 são trunfos do Tricolor para bater o Flamengo na estreia de Guerrero


Fonte: GloboEsporte

Grêmio revê Fla no Rio com dupla de carrascos que já calou o Maracanã
Maracanã lotado, torcida mobilizada e barulho ensurdecedor para incentivar o Flamengo. Cenário que já vitimou grandes equipes e fez tremer alguns craques. Mas que não causa medo a dois gremistas que estarão presentes neste sábado, às 18h30, para fazer frente à estreia de Guerrero pelo Rubro-Negro diante da massa de flamenguistas que deve lotar as arquibancadas. À beira do campo, Roger Machado recordará do cruzamento certeiro para Carlos Miguel silenciar 95 mil vozes na final da Copa do Brasil de 1997. Luan pisará o gramado dotado da lembrança do gol da vitória do Grêmio por 1 a 0, que calou 60 mil almas no ano passado. A dupla de carrascos é trunfo do Tricolor para a partida, válida pela 14ª rodada do Brasileirão.

A promessa de grande público para o primeiro jogo do peruano em solo carioca se transforma em expectativa de que o clima neste sábado seja de pressão. Semelhante ao encontrado pelo treinador em 22 de maio de 1997 e pelo meia-atacante, em seis de setembro do ano passado.

Lateral-esquerdo multicampeão e ídolo do Grêmio nos anos 90, Roger foi peça-chave no empate em 2 a 2 diante de 95 mil pessoas, no Maracanã, que deu o tricampeonato da Copa do Brasil em 1997. Após o 0 a 0 na ida, no Olímpico, os flamenguistas tomaram as arquibancadas imbuídos da certeza de mais um título nacional diante do Tricolor. A habilidade de João Antônio, porém, arrefeceu os ânimos. O meia abriu o placar para o Grêmio logo aos seis minutos, ao aplicar caneta em Luciano e tocar na saída de Zé Carlos.

Se iniciaram a partida confiantes, os cariocas encerraram a primeira etapa ainda mais certos da vitória, com a virada, construída com gols de Lúcio, aos 30, e de Romário, aos 41. Os gritos de "Ah, eu tô maluco", e a dancinha do camisa 11 no gramado antes de rumar aos vestiários estão aí para provar. Não contavam com o cruzamento de Roger, que encontrou Carlos Miguel dentro da área, aos 34 do segundo tempo pra sacramentar o triunfo gremista e silenciar o Maracanã. Ou quase. Ali, ouvia-se apenas os gritos de "Ah, eu sou gaúcho", por parte dos cinco mil torcedores gaúchos. Tudo fruto de uma recordação que será utilizada pelo agora comandante em busca de nova vitória neste sábado.

- É um clássico que sempre proporcionou grandes jogos, para mim, especialmente. Voltar ao Maracanã todo reformado, que ainda não tive a oportunidade de conhecer é uma satisfação diferente. Tenho atletas com vasta vivência no Brasileirão e que já enfrentaram o Flamengo no Maracanã lotado. É um estádio que abriga uma grande história, um clube que abriga uma grande história. O que a gente deseja é fazer um grande jogo, digno das grandes disputas que já envolveram essas duas equipes - afirmou o treinador em entrevista coletiva nesta sexta-feira


Roger deu o cruzamento para o gol de Carlos Miguel, que silenciou o Maracanã em 1997 (Foto: Reprodução)

A experiência de Luan é menos marcante para a história tricolor. O garoto foi protagonista da vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, no ano passado, que interrompeu uma série de cinco vitórias consecutivas dos cariocas, diante de 59.689 pessoas.

O time comandado por Felipão segurou a onda e fez uma boa partida. Luan entrou aos 33 minutos, na vaga de Lucas Coelho. Sete minutos depois, Fernandinho foi colocado pelo então treinador no lugar de Giuliano. Foi ele a receber pelo lado e encontrar Luan, hoje titular absoluto do time de Roger, na entrada da área, pela direita. O jovem passou por dois e marcou o gol gremista, aos 46 minutos do segundo tempo.

- Foi muito bom, uma vitória importante para nós. Para mim também foi especial. Marcar gol no Maracanã é uma coisa simbólica, né?! Um estádio conhecido no mundo inteiro por quem gosta de futebol. Vai ficar marcado sim. Me lembro que recebi do Fernandinho, pela direita, ainda fora da área. Aí passei por um, protegi de outro, carreguei um pouco mais e bati cruzado. Gostei do gol - destaca o garoto, por meio de sua assessoria de imprensa.

Retrospecto histórico à parte, o Grêmio conta com o desempenho recente como trunfo para sair com um bom resultado do Maracanã neste domingo, mesmo com o tropeço diante do Criciúma, na última terça-feira, na Copa do Brasil, na Arena. Em 10 jogos no Brasileirão sob o comando de Roger Machado, o Tricolor soma sete vitórias, duas derrotas e um empate - aproveitamento de 73%. É quarto colocado na tabela, com 26 pontos, três a menos que o líder, Atlético-MG.

Luan, por sua vez, é um dos jogadores mais importantes da equipe de Roger. Apesar de conviver com dores no pé direito, o jogador não deixa de atuar. É o atacante mais avançado do setor ofensivo gremista, com total liberdade para se movimentar e criar para os companheiros. O momento vivido é de alta.

Grêmio e Flamengo se enfrentam às 18h30 deste sábado, no Maracanã, pela 14ª rodada do Brasileirão. A provável escalação tem Marcelo Grohe; Galhardo, Pedro Geromel, Rhodolfo e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, Giuliano e Pedro Rocha; Douglas e Luan.


Luan anotou gol da vitória sobre o Flamengo em 2014 (Foto: Reprodução)

VEJA TAMBÉM
- Palmeiras prepara investida para contratar titular do Grêmio
- COMPLICOU? Grêmio enfrenta impasse na negociação por novo técnico
- Grêmio solicita ajuda de intermediário para concluir a contratação de Pedro Caixinha






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

22/12/2024

21/12/2024