Roger acumula quatro Copas do Brasil e tenta passar 'alma copeira' ao grupo

Técnico tem quatro títulos como jogador - três pelo Grêmio, um pelo Fluminense -, com passe e gol decisivos; do atual elenco, apenas Douglas e Oliveira já venceram


Fonte: GloboEsporte

Roger acumula quatro Copas do Brasil e tenta passar alma copeira ao grupo
Roger passa experiência para cativar os jovens
(Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)


A Copa do Brasil não é propriamente uma novidade para o Grêmio em sua história. Mas o Tricolor tem mais um trunfo. O técnico Roger, como o clube, é tetracampeão da competição - três das conquistas com a camisa gremista. Tem muita história para passar a um elenco jovem e com poucos títulos no currículo. E vira espelho para os garotos que procuram encerrar o jejum de taças importantes da equipe gaúcha, que vem desde 2001, justamente no certame em que duelam às 21h desta terça-feira contra o Criciúma, no início da terceira fase.

Roger foi campeão da Copa do Brasil em 1994, contra o Ceará, em 1997, sobre o Flamengo, e 2001, ao superar o Corinthians, todos como lateral-esquerdo do Grêmio - só não participou da campanha de 1989 no Tricolor, quando ainda era apenas um garoto. Em 2007, levantou novamente a taça brasileira com a camisa do Fluminense. Não só tem histórico de conquistas como foi decisivo. Contra os cariocas, no Maracanã, deu passe para que Carlos Miguel fizesse um dos gols do empate em 2 a 2, que definiu o título após 0 a 0 em Porto Alegre.

Além do passe, Roger também balançou as redes. Em uma das poucas oportunidades que teve de marcar gol na carreira, o ex-lateral e zagueiro fez o do título da Copa do Brasil de 2007, quando o Fluminense superou o Figueirense, no Orlando Scarpelli. Dominou no peito cruzamento de Adriano Magrão e finalizou de perna direita

- Talvez eu mostre os vídeos das quatro finais... (risos) Principalmente conscientizar o jogador de que a competição é curta, o nível de concentração tem que ser altíssimo, são dois jogos decisivos, que decidem a passagem para uma fase seguinte, é um atalho menor do que o Brasileiro. E que você tem na competição um título importante, inicialmente se começa por aí, mas o que eu tento fomentar nos meus atletas é o desejo de conquistar, tento criar um ambiente vencedor, onde mais do que a conquista, do que tentar levantar a taça, é você deixar um legado onde você passa, onde você vai ser lembrado depois. Às vezes o que eu friso para eles é que tu não constrói o futuro, tu constrói o passado. É dele que tu vai se orgulhar - destacou o técnico.

No elenco gremista, apenas Douglas e Marcelo Oliveira conquistaram a competição. Mas o lateral-esquerdo será desfalque, com lesão muscular na coxa esquerda. O volante Fellipe Bastos era outro que tinha a taça no currículo, mas deixou o clube recentemente. Assim como Felipão, que também era um emblema na competição. O vice de futebol Cesar Pacheco também tem conquistas da Copa do Brasil, em 89 e 97. Os jovens como Marcelo Hermes, Walace, Luan e Pedro Rocha ainda buscam as conquistas para a carreira.

- Ele passa bastante a questão de ser campeão e fazer história no clube. O pensamento de nós jogadores não pode ser diferente. Ver os ídolos, as histórias, e se espelhar. O Roger é multicampeão aqui no Grêmio e eu quero fazer parecido com ele - destacou o atacante Pedro Rocha, autor do segundo gol na vitória sobre o Vasco.

O Grêmio tem currículo de quatro títulos, em 89, 94, 97 e 2001, ainda com campanhas de vice-campeonatos em 91, justamente contra o Tigre, que era comandado por Felipão, 93 e 95. Neste ano, já eliminou o Campinense, na primeira fase, e o CRB, na etapa seguinte.

O Tricolor não terá o lateral-esquerdo Marcelo Oliveira, com lesão muscular na coxa esquerda. Marcelo Hermes será seu substituto. Na direita, Galhardo, apesar das dores no tornozelo direito, vai para o jogo, segundo o médico Márcio Bolzoni. Outro desfalque será Rhodolfo, que está em negociação com o Besiktas, da Turquia, para deixar o clube gaúcho. Detalhes separam o desfecho positivo da concretização do negócio.


Roger vira exemplo para grupo marcar história no Grêmio (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)

VEJA TAMBÉM
- MEIAS DO GRÊMIO NA MIRA DO PALMEIRAS! Interesse em volantes do Imortal agita o mercado para 2025!
- ADEUS! Joia da base deixa o clube e segue para novos desafios em 2025!
- CAIXINHA MAIS PERTO DO GRÊMIO! Diretoria retoma conversas e desfecho pode sair nas próximas horas!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

22/12/2024







21/12/2024