Grêmio aproveita série invicta e prevê venda de 150 mil "camisetas da sorte"

Projeção até o final de 2015 é superior aos anos anteriores do terceiro uniforme, que corresponde a 30% das vendas; todas as vitórias no Brasileirão foram com o degradê


Fonte: GloboEsporte

Grêmio aproveita série invicta e prevê venda de 150 mil camisetas da sorte
Gremistas vibram após vitória sobre o Figueirense, primeira com degradê (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

No marketing esportivo, o desempenho em campo está diretamente ligado aos resultados. Não é nenhuma novidade no discurso dos executivos da pasta Brasil afora. O Grêmio é o maior exemplo disso. Invicta, a terceira camisa do clube, em degradê do azul para o preto, tem previsão de vendas de até 150 mil unidades até o final de 2015 e caminha para ser o maior sucesso da história recente do clube neste segmento.

A camiseta degradê virou sucesso de vendas logo depois de lançada, quando igualou os números da tricolor, pela inovação visual. Mas, em campo, acabou aumentando ainda mais a força com a torcida. Em todas as partidas que o clube a utilizou, são 7 vitórias e 100% de aproveitamento, a primeira delas, sobre o Figueirense, ainda com o interino James Freitas. O terceiro uniforme foi usado, por exemplo, na vitória por 3 a 1 na Vila Belmiro, onde o Grêmio ganhara apenas duas vezes na história anteriormente.

A onda também impacta nos cofres do clube. A projeção do departamento de marketing é vender, até o final do ano, entre 450 e 500 mil unidades de camisetas do clube. Deste montante, a previsão é de que entre 25 e 30% seja do terceiro uniforme. Ou seja, até 150 mil unidades. Nos números fechados no primeiro quadrimestre, foram vendidos 170 mil camisas - 20 mil das degradês. A projeção é superior a venda do degradê em relação a outros terceiras opções para os torcedores.

- Deveremos passar 400 mil unidades vendidas, acho que venderá entre 450 mil e 500 mil unidades. É um volume forte que nós esperamos. Só não vai realmente passar a camisa 1, porque a história diz que vende na faixa de 70%. A terceira deverá ficar em torno de 25% do volume de vendas, entre 25 e 30%. A número um com 50% ou 60% e a branca com o resto. O que temos do normal é que vende mais a 1, depois a 2 e a 3. Porque se lança também em outra época, fica com menos meses. Mesmo sendo lançada depois, esta passa facilmente a camisa 2 - explicou o diretor executivo de marketing Beto Carvalho ao GloboEsporte.com.


Grêmio só vence de degradê no Brasileirão

Na história recente do clube, a camiseta é vista como o maior sucesso. Apenas a preta, lançada em 2005, ainda pela Puma, pode se equiparar ao produto da Umbro. A “aura” da série invicta ajuda nas vendas turbinadas. O Grêmio começou a usar o terceiro uniforme na primeira vitória no Brasileirão, sobre o Figueirense, dia 23 de maio, com o interino James Freitas no comando. Depois, venceu Corinthians, Atlético-PR, Palmeiras, Avaí, Cruzeiro e Santos, os últimos cinco em sequência.

- Com as 7 vitórias, pegou uma aura na visão e percepção de valor. Não só o fato de ser bonita, diferenciada, ter o degradê, tem a questão de ter ganho os jogos. Que gera uma mística para ela. Não sou um cara que tenho essa visão. Mas a aura da vitória faz dela uma camisa que tenha esse apelo - completou o dirigente tricolor.

O lançamento da camiseta ocorreu no dia 21 de maio, em solenidade simples na Arena, com a presença do capitão Rhodolfo, do meia Giuliano e do goleiro Marcelo Grohe. O preço sugerido para a peça é de R$ 239,90, mesmo valor das outras opções que não são utilizadas pelos atletas em campo. As camisetas de jogo, tricolor e branca, custam R$ 299,90. Desde então, rivalizou em vendas com a opção tricolor, que historicamente é com vendas mais elevadas.


Terceira camisa teve lançamento com jogadores (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)

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