Com esquema sem centroavante, Grêmio de Roger recebe o Cruzeiro

Giuliano, Douglas, Pedro Rocha e Luan são as armas do técnico gremista para buscar os três pontos


Fonte: Diário Gaúcho

Com esquema sem centroavante, Grêmio de Roger recebe o Cruzeiro
Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS

O time que começou o ano com dois centroavantes hoje atua sem nenhum camisa 9. No Grêmio de Roger Machado, não há quem guarde posição no ataque. Até agora, os resultados têm sido positivos. O modelo volta a ser testado nesta quarta-feira, às 22h, na Arena, contra o Cruzeiro.

Trata-se de uma pequena revolução, considerada a tradição do clube de sempre apostar em atacantes cuja característica mais forte era embrenhar-se na área e cavar espaço entre os zagueiros. Era o caso de Jardel, Baltazar e Lima e, mais recentemente, Borges e André Lima. Sem falar em Alcindo, que marcou 264 gols nas décadas de 60 e 70. Ou Juarez Teixeira, 202 gols entre os anos 1950 e 1960.

Tudo indicava que a tradição seria mantida em 2015. No primeiro jogo da temporada, contra o União Frederiquense, pelo Gauchão, o time contava com Barcos e Marcelo Moreno. Na partida seguinte, o argentino já havia se transferido para a China e abriu espaço para Lucas Coelho, outro centroavante "de ofício".

O conceito do centroavante à moda antiga ainda sobreviveria com Everaldo e Braian Rodríguez. Até que Roger Machado passou a jogar todas as fichas em Luan e Pedro Rocha, dois atacantes móveis.

O segredo de Roger Machado é distribuir entre todos os jogadores a função de marcar gols. Giuliano ilustra bem a tese. Desde a chegada do treinador, já fez três gols — contra Goiás, Corinthians e Atlético-PR. O meia cumpre à risca a determinação de pisar na área adversária.

Vale o mesmo para os volantes. Com frequência, Walace tem arriscado os arremates. E Maicon marcou contra o Palmeiras o primeiro gol desde sua contratação, em março.

Luan, que fez gols contra Corinthians e Avaí, tem vencido a resistência até mesmo dos torcedores mais exigentes. Sua movimentação por todos os lados do campo e contribuição como marcador não passam despercebidas. Contra o Avaí, foi o melhor jogador da partida. Quanto a Pedro Rocha, tornou-se peça indispensável na engrenagem do time, pela ousadia nos dribles e eficiência nas finalizações. Do quarteto ofensivo, só Douglas ainda não fez gol.

Quinto colocado, com 17 pontos, o Grêmio depende de insucesso do Fluminense, que receberá o Fluminense, amanhã, no Maracanã, para ingressar no G-4. Curiosamente, será beneficiado por uma derrota do Sport, que enfrenta o Inter, em Recife, para não se distanciar do líder.

VEJA TAMBÉM
- NÃO VEM MAIS? Direção do Grêmio avalia possibilidade de desistir de contratação de Caixinha
- Grêmio vence Bahia nos pênaltis e conquista título inédito na Ladies Cup.
- NADA DEFINIDO! Grêmio busca novo treinador para reformulação do elenco






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/12/2024


22/12/2024