1Win

Grêmio, enfim, consegue quebrar a "Diego-Dependência" no ataque

Nos últimos dez gols marcados pelo Grêmio, seis atletas balançaram as redes. Diego Souza segue como principal nome do ataque, mas movimentação dá novas opções


Fonte: globoesporte.globo.com

Grêmio, enfim, consegue quebrar a Diego-Dependência no ataque
O momento do Grêmio na Série B é de estabilidade com resultados positivos e atuações consideradas seguras a ponto de construir a primeira goleada na competição. A figura de Diego Souza segue central para o setor ofensivo, mas os últimos gols mostram uma divisão na tarefa de colocar a bola na rede.



Diego Souza segue como principal nome do ataque. Ao mesmo tempo, o Grêmio conseguiu gerar oportunidades para os outros atacantes. Contra o Operário-PR, por exemplo, foi Diego o responsável pelos lançamentos longos para os gols de Campaz e Biel, que aproveitaram espaço aberto justamente pela movimentação do companheiro.

Dos últimos 10 gols da equipe de Roger, anotados nas últimas cinco rodadas, são seis jogadores diferentes a marcar. Além dos atacantes, a lista ganhou também figuras do meio-campo, como Campaz, Villasanti e Bitello.

Grêmio 5x1 Operário-PR: Campaz, Diego Souza, Biel, Elkeson e gol contra
Guarani 2x1 Grêmio: Villasanti e Biel.
Chapecoense 0x0 Grêmio
Grêmio 2x1 Ponte Preta: Diego Souza e Campaz
Brusque 1x1 Grêmio: Bitello

Nesse recorte, além do centroavante, o colombiano Campaz e Biel balançaram a rede duas vezes, algo que não era tão comum aos dois em 2022. Se ampliar aos dois jogos anteriores, as vitórias sobre Tombense e Náutico, soma-se a essa conta mais dois gols para o artilheiro, um para Bitello, Ferreira e Bruno Alves.

O camisa 29 segue sendo o principal artilheiro do Grêmio na temporada e na Série B é o jogador que mais tem participações diretas em gols, com 15 - são 11 gols e quatro assistências de Diego Souza.

Mas as últimas partidas também foram de retorno para o centroavante Elkeson. Com a presença do camisa 9 no banco, Roger pode soltar mais o artilheiro para se movimentar, como ocorreu na goleada sobre o Operário-PR.

O desgaste aumenta, mas o técnico tem uma opção considerada de qualidade para fazer a substituição. Isso também aumenta o leque de variações de movimentações no Tricolor.

- Um cara com a qualidade do Diego que municie os jogadores vai estar mais ausente das finalizações dentro da área. No segundo tempo falei pra se movimentar mais e aproveitar os passes que ele tem, talvez se o Diego não fizesse o gol seria um problema sair da área, mas foi importante a qualidade que ele tem. Foi um pedido para que saísse mais para buscar o jogo. Desgasta mais. Sem o Elkeson jogava todo jogo - explicou Roger Machado.

Os resultados e a posição na tabela também ilustram a boa fase tricolor na temporada. Atrelado a isso, está o fato do treinador ter mais jogadores de diferentes características à disposição e encontrar a melhor estrutura tática.

Antes disso, Roger Machado migrou por mais de uma formação. Utilizou três volantes, com linha de quatro defensores, e também usou três zagueiros. Foi um período de instabilidade, com algumas rodadas até fora do G-4.

Nestes jogos, o time chegou a ser muito dependente dos gols de Diego Souza, um dos principais jogadores na temporada. No crescimento do time, o centroavante acompanhou essa evolução, mas a diferença é que agora consegue compartilhar a responsabilidade de fazer balançar a rede.

Por mais que Diego Souza siga sendo importante na campanha do Grêmio e o mais participativo em gols, essa divisão para marcar mostra também uma evolução coletiva. Mais que isso, a equipe se desgarra da sensação de dependência apenas do centroavante.

Neste sábado, o Tricolor volta a campo para seguir com a curva ascendente na competição cumprir com a primeira missão no campeonato, conquistar o acesso o quanto antes. CRB e Grêmio se enfrentam neste sábado, às 20h30, pela 24ª rodada da Série B, no estádio Rei Pelé, em Maceió.



Grêmio, 2022, Série B

VEJA TAMBÉM
- Grêmio perde para o Vasco em São Januário na estreia do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Vasco
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

20/4/2024




19/4/2024