1Win

Conheça Nathan Ribeiro, o gremista que é considerado uma das grandes promessas do futebol brasileiro

Joia das categorias de base do Tricolor e procurado por grandes da Europa, Nathan Ribeiro é acompanhado pela entidade por se destacar em sua categoria

Fonte: globoesporte.globo.com

Uma promessa das categorias de base do Grêmio chama atenção nos campeonatos dos times sub-17 e sub-20: o atacante Nathan Ribeiro. O jogador é acompanhado de perto pela CBF e está listado em um relatório da entidade sobre jovens com potencial de servir a Seleção nos Jogos Olímpicos Paris 2024 e Los Angeles 2026 e nas Copas do Mundo de 2026 e 2030.

Ponta esquerda com multa de R$ 200 milhões, o jovem é reconhecido pela qualidade técnica, já tem material de vídeo gravado pelo ex-diretor da Globo, Jayme Monjardim, e desperta interesse da empresa do lateral Marcelo, ex-Real Madrid.

Nesta semana, a Folha de S. Paulo publicou uma entrevista com o coordenador das seleções de base, Branco, e revelou uma lista do Centro de Pesquisa e Análise da seleção brasileira com 18 jogadores monitorados de perto pela entidade. O gremista aparece entre nomes como Endrick, do Palmeiras, Rodrygo, do Real Madrid e Martinelli, do Arsenal, entre outros.

Aos 17 anos, Nathan é uma das joias do Grêmio para as próximas gerações. Um dos protagonistas dos times em duas categorias diferentes, o jovem atleta já coleciona convocações para as seleções de base e agradou aos observadores. No Tricolor, ainda é visto como em evolução e sem estar ainda pronto para o profissional. Mas é muito elogiado por dirigentes pela qualidade.

Assim como também ocorre com jovens atletas que entram no radar da seleção brasileira, a CBF está constantemente em contato com o clube gaúcho para colher informações sobre o atacante. Atualmente, ele integra a categoria sub-20, mas neste ano tem atuado alguns jogos do Brasileirão sub-17 e ajudado diretamente com gols.

Com multa rescisória de 40 milhões de euros (R$ 208,6 milhões), Nathan chama atenção não só no Brasil, mas também nos maiores mercados da Europa. O estafe do atleta já foi procurado por clubes como Ajax, Roma, Real Madrid, Bayer Leverkusen e Barcelona, todos sem apresentar proposta, apenas para colher informações sobre o jogador.

Em 2021, a diretoria procurou o jogador e seus representantes para desenhar um planejamento para o seu aproveitamento. Nos planos estava a participação do atacante na Copa São Paulo, mas por conta de lesão, ele acabou fora, preservado para as competições seguintes das categorias de base.

Nathan já recebe um cuidado especial estabelecido não só pela equipe pessoal do atleta, mas também com o Grêmio. Por conta de suas características, um trabalho de fortalecimento físico é realizado.

–- Estamos preparando ele para que possa performar em qualquer lugar do mundo. Temos profissionais auxiliares do Grêmio, que cuidam do lado psicológico e da estrutura física. Ele tem característica de explosão e temos um trabalho complementar de atividades físicas, preventivas e complementares no que diz respeito à alimentação. Temos uma expectativa muito grande – explicou o empresário do atleta, Rogério Garcia, ao ge.

O atacante atua como ponta esquerda e tem como principais características a explosão, velocidade e o drible no mano a mano. O potencial do jogador despertou o interesse do ídolo do Real Madrid, Marcelo. A Doze, empresa do jogador, tenta uma aproximação para auxiliar no agenciamento do atleta no cenário europeu.

Origens no futebol
Criado em Campos dos Goytacazes, município do Rio de Janeiro, Nathan Ribeiro foi descoberto em um torneio em que atuou por uma escolinha de sua cidade chamada Pimpolho. Nesta competição, aos oito anos de idade, já chamou atenção de olheiros de grandes clubes brasileiros.

Um deles era o Grêmio, destino escolhido junto à família do garoto, onde começou a desfilar seu futebol nos campos da Escola do Futebol do clube, no bairro Cristal, em Porto Alegre, aos 10 anos de idade. Foi ali que foi descoberto pelo seu atual representante e, aos 13 anos, já era um dos grandes destaques. Dois anos depois, começou a frequentar os times de base da Seleção.

A história de Nathan inspirou uma parceria envolvendo o diretor da Rede Globo, Jayme Monjardim, que comandou as gravações de um filme que conta o surgimento do atacante no futebol.

O enfoque do material gravado, que ainda não foi veiculado, é mostrar a realidade humilde que jovens jogadores vivem junto com sua família. Monjardim firmou em parceria com a RG Sports, empresa que gere a carreira do atleta.

– Foi um filme contando a história dele, até chegar no Grêmio, seleção brasileira, com viés social muito importante. Foi uma decisão de fazer algo onde pudesse mostrar algo bem-sucedido, sem esquecer de onde saiu – conta Rogério Garcia.

O atacante de 17 anos é mais um da "fábrica" de extremas que o clube gaúcho vem lançando para o futebol. Em 2016, o Grêmio foi campeão da Copa do Brasil com Pedro Rocha como um dos protagonistas. Nesta mesma filosofia de render tanto tecnicamente como financeiramente, vieram na sequência Everton e Pepê. O último que surgiu e que ainda segue no clube é Ferreira.

Grêmio, 2022, Nathan Ribeiro