Conselheiros do Grêmio pedem formação de comissão para acompanhar processo de adesão à Libra

Com 131 votos favoráveis, Tricolor aprovou a entrada do clube no grupo que planeja organizar um novo Brasileirão


Fonte: Zero Hora

Com ampla aprovação, Conselho Deliberativo do clube votou a pauta na noite desta quarta-feira
Márcio Neves / Grêmio

A diretoria do Grêmio recebeu o aval interno para aderir à Libra (Liga do Futebol Brasileiro). Conforme apurou GZH, dos 134 conselheiros que participaram da reunião híbrida no auditório da Arena, na noite desta quarta-feira (29), 131 votaram de forma favorável à pauta, contra dois votos contrários e uma abstenção. Mas, apesar da ampla vantagem, foi requerida a formação de uma comissão especial para acompanhar o processo de perto.



Durante o encontro, um dos pontos levantados por um conselheiro — não identificado pela reportagem — é o fato de a pauta ter sido alvo de análise por apenas uma semana, enquanto o Conselho de Administração avaliava há mais de um mês o ingresso no grupo que pretende organizar um novo Brasileirão a partir de 2025. Portanto, caberá agora ao presidente do Conselho Deliberativo (CD), Carlos Biedermann, decidir se uma nova comissão será criada.

— Vou conversar com o Alexandre Bugin (vice-presidente do CD) e pensar um pouco também, porque neste processo de análise da adesão à Libra quem trabalhou foi a Comissão para Assuntos Legais e Estatutários, vendo toda a situação jurídica. Além da Comissão para Assuntos Econômico-Financeiros e da Comissão de Acompanhamento do Planejamento Estratégico. Talvez, a manutenção destas comissões acompanhando o tema seja suficiente, mas também não sou contra a criação de uma comissão específica. Gostei da ideia, mas ainda não decidi — declarou Biedermann.

No encontro, que teve a presença do presidente Romildo Bolzan Júnior e do CEO Carlos Amodeo à mesa, foram apresentados os fatores que motivam a direção à adesão. Em painel exposto aos conselheiros, foram apresentadas as seguintes justificativas: "assegurar um ambiente sólido para a negociação coletiva de direitos de transmissão; otimização de receitas; autonomia para organização do Campeonato Brasileiro Séries A e B; e adotar modelos de sucesso: Premier League, La Liga, Bundesliga e Série A (Itália)".

— O Grêmio vai aderir, a não ser que tenha uma modificação muito grande do que já foi debatido. O clube está engajado, só faltava a aprovação do Conselho Deliberativo, por uma questão estatutária. As pessoas estão muito otimistas para que a Libra seja um modelo, principalmente, na divisão de receitas — comentou o presidente do CD gremista.

Na última sexta-feira (25), em São Paulo, o Grêmio já havia participado na condição de ouvinte de um encontro entre as lideranças os 13 clubes que já aderiram à Libra. Desta reunião, inclusive, foram apontados três dirigentes para iniciar as aproximações com a Liga Forte Futebol do Brasil, composta pelas outras 25 equipes que compõem as Séries A e B.

Assim, por meio de Duílio Monteiro Alves, do Corinthians, Andrés Rueda, do Santos, e Thiago Scuro, do Bragantino, será colocada em prática a ideia de unir forças para a conclusão de uma única competição.



Confira a divisão dos clubes brasileiros em diferentes ligas:

Libra (Liga do Futebol Brasileiro) — 14 clubes
Série A: Botafogo, Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos e São Paulo.

Série B: Grêmio, Cruzeiro, Vasco, Guarani, Ituano, Novorizontino e Ponte Preta.

Liga Forte Futebol do Brasil — 25 clubes

Série A: América-MG, Atlético-MG, Atlético-GO, Athletico-PR, Avaí, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Inter e Juventude.



Série B: Brusque, Chapecoense, CRB, Criciúma, CSA, Londrina, Naútico, Operário-PR, Sampaio Corrêa, Sport, Tombense e Vila Nova.

VEJA TAMBÉM
- Talvez a derrota tenha sido boa - Denis Abrahão revolta os torcedores com nova declaração controversa
- Parte da torcida gremista não perdoa derrota para o CRB e volta a pedir a cabeça do técnico após 17 jogos de invencibilidade
- Grêmio terá apenas 2 zagueiros de ofício disponíveis no elenco para o duelo contra o Cruzeiro





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

14/8/2022











13/8/2022






PROVÁVEL ESCALAÇÃO - 16:23 (0)

Veja o provável Grêmio para o jogo de logo mais