"Se passa de expectativa, depois tem que confirmar tudo que você provou" - Roger Machado alerta jovens jogadores

Roger Machado segura jovens do Grêmio e alerta para perigos da vaidade


Fonte: uol.com.br

Não é fácil lançar jovens em grandes clubes de futebol. O processo natural de jogadores mais novos sempre tem oscilações e fatores além do campo que influenciam no futuro das carreiras. Não são poucos que pintam como grandes talentos, mas acabam se perdendo com o passar do tempo. E é exatamente isso que Roger Machado tenta evitar no Grêmio.



O treinador deu uma longa resposta sobre o rendimento dos atletas egressos da base após a vitória de sua equipe por 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, no sábado, pela Série B. Questionado sobre Bitello, ele iniciou falando sobre o momento do meio-campista, e acabou usando o exemplo de sua carreira para explicar como é amplo o lançamento de jogadores.

"Ele [Bitello] já não vinha bem quando jogávamos com quatro zagueiros. Deu uma queda antes de mudarmos para três zagueiros. Não estava no mesmo nível. E isso é perfeitamente natural. Se passa de expectativa, depois tem que confirmar tudo que você provou, e esse momento é muito difícil", disse Roger.

"Eu costumo dizer que no futebol e na vida, tudo se resuma a duas coisas: a vaidade e as consequências ela", iniciou o técnico. "Todo o jogador de futebol vai se deslumbrar em algum momento. Todos. A diferença vai ser quanto tempo você vai ficar deslumbrado. Dias, meses, anos, e alguns até hoje, a carreira toda", acrescentou.

Roger, então, usou o exemplo do seu início de carreira para citar como a experiência e o treinador podem ajudar na formação dos atletas.

"Eu me recordo quando fui para a seleção pela primeira vez. Voltei pensando que eu era o melhor lateral do mundo. Até o Felipão pegar uma bola no treino, e alguns achavam que essa contundência na abordagem dele era errada... Eu queria sair driblando todo mundo. Uma vez, duas vezes, na terceira ele pegou uma bola e me disse: essa é para ti. Agora tu deixa essa aqui para os outros, vamos dividir um pouquinho", contou.

"Não é deslumbramento de vaidade como negativo. É que todos nós vamos nos deslumbrar com o momento que vivemos. E a sorte é que temos alguém para nos puxar para a terra. Essa é minha responsabilidade. Ele [Bitello] sabia disso. Sabia que iria acontecer", acrescentou.

O técnico gremista ainda explicou que mudanças de contrato pesam no deslumbramento dos atletas e voltou a se colocar como exemplo.

Por fim, Roger ainda explicou que o nervosismo da torcida e a expectativa por jogadores mais jovens também está dentro do processo de formação e que é natural reagir ao que vem de fora. Por isso, o técnico 'segura' alguns atletas eventualmente e 'esconde' para que todos os passos dados na conclusão da formação deles sejam firmes.

"Tudo isso é natural. Até mesmo o nervosismo da torcida. O jogador sai da expectativa, prolonga o contrato, o empresário mostra que ele está sendo visto, que está ganhando mais dinheiro, tudo isso é natural acontecer. E não só com Bitello, mas com Elias, com o Gabriel [Silva]. E tem o desejo de acertar. Nós firmamos, depois escondemos um pouco, porque da mesma forma que o torcedor quer ver, depois de duas atuações ruins o torcedor já não deseja mais. Eu tenho responsabilidade com a carreira deles. Já vi ambiente matar muitos. Nós colocamos, tiramos, seguramos um pouquinho, e assim vamos levando. Não é um fator, são vários, mas todos estão dentro do processo", finalizou.

O Grêmio volta a campo na quinta-feira para encarar o CSA pela Série B. O time gaúcho ocupa o quarto lugar na classificação e está presente no grupo que estaria garantindo vaga na Série A do ano que vem.



Grêmio, 2022, Roger Machado, Série B

VEJA TAMBÉM
- Confira a provável escalação do Grêmio para o jogo diante do Bahia
- Confira a agenda do Grêmio em julho
- Veja como foi o treino do Grêmio desta quinta-feira (30/06)





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

30/6/2022


AGENDA DE JOGOS - 18:58 (0)

Confira a agenda do Grêmio em julho





















29/6/2022