A Gatorade renovou patrocínio ao São Paulo em abril deste ano. O novo contrato tem duração de quatro anos e rende R$ 5,2 milhões ao clube – R$ 2 milhões em 2015, R$ 1,5 milhão em 2016, R$ 850 mil em 2017 e R$ 850 mil em 2018. Em maio, renovou com o Grêmio, este por dois anos e com um repasse de R$ 2 milhões ao caixa gremista, R$ 1 milhão por cada temporada. O investimento da marca de isotônicos no futebol brasileiro é raro. Não se trata nem de uma estatal generosa, nem de uma empresa cujo dono é fanático pela equipe patrocinada. E o que é mais legal: tem se concentrado no vínculo com o torcedor.
A marca tem explorado melhor nos novos contratos canais de comunicação que os clubes têm à disposição com a torcida, desde a tradicional exposição de placas publicitárias em estádios e centros de treinamento até a interação via redes sociais – o São Paulo tem 6,1 milhões de fãs no Facebook, e o Grêmio, 2,1 milhões, enormes bases de potenciais consumidores para qualquer companhia. No caso do tricolor gaúcho, o acordo ainda envolve a Rádio Umbro, lançada pelo departamento de marketing neste ano, um diferencial, na qual haverá inserções publicitárias da Gatorade durante a programação.
Com a economia brasileira em mau momento e com tradicionais investimentos em camisa escassos, clubes tiveram de fragmentar cotas de patrocínio. Idealmente, dez cotas menores, de R$ 1 milhão ou R$ 2 milhões por ano, têm a capacidade de gerar a mesma receita que um senhor patrocínio de R$ 20 milhões (que nunca aparece) sem comprometer cada centímetro quadrado do uniforme. Esta é a filosofia que o marketing do São Paulo tenta implementar nesta temporada e que o marketing do Grêmio já recorre há mais tempo, visto que sua camisa nunca teve o mesmo valor mercadológico do que a de paulistas.
Só que, mesmo para que uma empresa coloque R$ 1 milhão por ano em um time de futebol, algum retorno ela tem de conseguir. Não basta mais colocar o logotipo da patrocinadora numa placa escondida do centro de treinamento e esperar que a imprensa a fotografe sem querer. É aí que esta nova leva de contratos da Gatorade com clubes pode marcar um ponto de virada para o futebol brasileiro. Se a marca de isotônicos tiver sucesso nos investimentos em redes sociais, qualquer que seja o objetivo ou a métrica, vai clarear a vista de outras companhias que possam investir e outros clubes que queiram vender suas mídias digitais. O contexto negativo, no fim das contas, pode forçar o futebol a explorar outros caminhos.
VEJA TAMBÉM
- Ex-Grêmio se aproxima de comprar clube paulista
- Pepê pode deixar o Grêmio em 2025
- Grêmio dispensa auxiliar técnico de Renato Gaúcho
A marca tem explorado melhor nos novos contratos canais de comunicação que os clubes têm à disposição com a torcida, desde a tradicional exposição de placas publicitárias em estádios e centros de treinamento até a interação via redes sociais – o São Paulo tem 6,1 milhões de fãs no Facebook, e o Grêmio, 2,1 milhões, enormes bases de potenciais consumidores para qualquer companhia. No caso do tricolor gaúcho, o acordo ainda envolve a Rádio Umbro, lançada pelo departamento de marketing neste ano, um diferencial, na qual haverá inserções publicitárias da Gatorade durante a programação.
Com a economia brasileira em mau momento e com tradicionais investimentos em camisa escassos, clubes tiveram de fragmentar cotas de patrocínio. Idealmente, dez cotas menores, de R$ 1 milhão ou R$ 2 milhões por ano, têm a capacidade de gerar a mesma receita que um senhor patrocínio de R$ 20 milhões (que nunca aparece) sem comprometer cada centímetro quadrado do uniforme. Esta é a filosofia que o marketing do São Paulo tenta implementar nesta temporada e que o marketing do Grêmio já recorre há mais tempo, visto que sua camisa nunca teve o mesmo valor mercadológico do que a de paulistas.
Só que, mesmo para que uma empresa coloque R$ 1 milhão por ano em um time de futebol, algum retorno ela tem de conseguir. Não basta mais colocar o logotipo da patrocinadora numa placa escondida do centro de treinamento e esperar que a imprensa a fotografe sem querer. É aí que esta nova leva de contratos da Gatorade com clubes pode marcar um ponto de virada para o futebol brasileiro. Se a marca de isotônicos tiver sucesso nos investimentos em redes sociais, qualquer que seja o objetivo ou a métrica, vai clarear a vista de outras companhias que possam investir e outros clubes que queiram vender suas mídias digitais. O contexto negativo, no fim das contas, pode forçar o futebol a explorar outros caminhos.
VEJA TAMBÉM
- Ex-Grêmio se aproxima de comprar clube paulista
- Pepê pode deixar o Grêmio em 2025
- Grêmio dispensa auxiliar técnico de Renato Gaúcho
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Ely Ausente de Treino e deve Ser Desfalque do Grêmio Contra Flamengo
Hino do Grêmio: Letra, Origem e História da Música no Futebol Brasileiro
Propostas confirmadas por Lorena indicam preferência por novo clube no futebol.
Adidas homenageia o Rio Grande do Sul com camisa especial para o futebol.
Edílson comenta sobre vinculo com o Grêmio e responde questão peculiar.
Grêmio x Flamengo: Onde Assistir, Escalações e Mais Informações sobre o confronto
Grêmio se prepara para desafio contra o Flamengo no Brasileirão
Início das vendas de ingressos para jogo do Grêmio contra Criciúma nesta sexta-feira.
Grêmio inicia preparativos para lista de dispensas na temporada de 2025.
Grêmio enfrenta Criciúma em confronto adiado pelo Campeonato Brasileiro.
Grêmio Esports organiza grande campeonato de FIFA neste sábado.
Futuro de Geromel, Ídolo de Volta e Renato: Perspectivas para o Grêmio 2025
Retorno de Ex-Grêmio: Missão de tirar clube de situação difícil.
Presidente do Grêmio comenta parceria com CBF: transparência e profissionalismo em destaque
Grêmio Realiza Grande Celebração após Conquista Importante no Futebol Brasileiro.
Presidente do Grêmio revela acordo com Renato Portaluppi
Grêmio lamenta a morte do campeão César, vencedor da Libertadores e Mundial aos 68 anos
Relação de Danrlei com a imprensa: tempos de Grêmio marcados por paixão
Grêmio sabe destino do Olímpico: informações relevantes para o clube tricolor.
Adversário histórico do Grêmio recebe aporte financeiro e projeta conquista na América.
Ex-técnico do Corinthians assume projeto estratégico no Grêmio; saiba mais
Presidente decide retirar assunto do Grêmio da pauta de discussões
Grêmio realiza tradicional jantar de aniversário para comemorar sua história gloriosa
Presidente Do Grêmio Comenta Caso De Alexandre Mendes Em Entrevista.
Presidente do Grêmio Comenta Festividades e Despedida do Olímpico
Tropeços de líderes favorecem Corinthians: palpites do "Pai Vicari" para 27ª rodada do Brasileirão
Presidente do Grêmio fala sobre afastamento de auxiliar: decisão visando o clube.
Retorno da Bandeira do Grêmio ao Estádio Olímpico: Momento Nostálgico para Torcedores.
Novidades importantes no Grêmio: caso Alexandre Mendes, ingressos, evento de aniversário e mais
Grêmio planeja reformulação para 2025: nomes que podem deixar o clube
Jemerson desfalca o Grêmio por suspensão por cartões recebidos no Atlético-MG.
Grêmio realiza jantar comemorativo com cobertura do Portal do Gremista.
Ex-Grêmio se aproxima de comprar clube paulista
Tite perde destaque no Flamengo para partida contra o Grêmio.
Grêmio enfrenta série crucial contra líderes do Brasileirão.
Pepê pode deixar o Grêmio em 2025
Grêmio afasta profissional e terá dois novos comandantes contra o Flamengo.
Grêmio dispensa auxiliar técnico de Renato Gaúcho
Grêmio se pronuncia sobre caso de Alexandre Mendes
Ex-Grêmio brilha ao defender pênalti contra equipe de Neymar
Treinamento do Grêmio: Novas Dúvidas de Renato Surgem para Próximo Jogo
Atualização no número de ingressos vendidos para Grêmio x Flamengo
Transmissão especial do Jantar de Aniversário na Grêmio TV
Treinamento de primeiros socorros para situações cardíacas no Grêmio
Auxiliar de Renato avalia empate do Grêmio como "bom resultado" e ajustes do time.
Gurias Gremistas conhecem adversárias na Copa São Paulo Feminina
Saiba mais sobre a temporada atual de Grêmio
Treino matinal do Grêmio destaca preparação física e tática para equipe.
Grêmio afasta Alexandre Mendes, define situação de Navas e tem desfalque contra Flamengo.
Presidente do Grêmio fala sobre interesse em Keylor Navas para equipe.
Estádio olímpico aguarda definição após 70 anos em ruínas sem solução.
Suspensão de jogador gremista gera pouco destaque e discussão no meio esportivo.
Grêmio agenda reunião para discutir futuro do lateral Wendell
Grêmio afasta auxiliar técnico preventivamente por razões internas no clube.
Grêmio terá dupla de zaga inédita no confronto contra o Flamengo.
Estatística aponta superioridade do Grêmio e afasta risco de rebaixamento
Interesse de clubes da Série A por Pepê após queda no Grêmio