Reforço do Grêmio tem repertório de gols com voleio e bicicleta;

Artilheiro do estadual de Santa Catarina, com 11 gols marcados em 15 jogos pelo Guarani de Palhoça, Vitinho foi contratado como aposta pelo Tricolor até fim do ano


Fonte: GloboEsporte

Reforço do Grêmio tem repertório de gols com voleio e bicicleta;
O Grêmio buscou no artilheiro do estado vizinho, Santa Catarina, a solução para a falta de pontaria de seus homens de frente em 2015. O Tricolor encaminhou nesta segunda-feira a contratação de Vitinho, goleador do Campeonato Catarinense, com 11 gols em 15 jogos pelo Guarani de Palhoça. Engana-se, porém, quem pensa que foi só a boa fase atual que chamou a atenção da diretoria gremista para buscar o jogador de 24 anos, pouco conhecido dos torcedores. Trata-se de uma aposta em alguém que, além do "faro de gol", demonstrou versatilidade para balançar as redes do jeito que der: seja de cabeça, de pé esquerdo, de pé direito, de voleio ou até de bicicleta.

Fundamentos que não lhe fizeram falta nos gramados catarinenses, apesar de sua trajetória curiosa. Natural do Espírito Santo, Vitinho não atuou nas categorias de base. Permaneceu na escolinha até os 17 anos, depois pulou para um emprego de auxiliar administrativo e, somente aos 20, virou profissional, pelo Aracruz, no estado natal. De lá para cá, perambulou por times Vitória-ES, Madureira e Marcílio Dias até chegar ao Guarani.

E os números no estadual são uma prova disso, mesmo que não tenha conseguido evitar o rebaixamento da equipe de Palhoça. O atacante atuou em todos os 15 jogos do time no campeonato e anotou gols em nove deles. Foram ao todo 11 tentos - média 0,73 por partida. De quebra, anotou metade dos 14 gols do clube na primeira fase do Catarinense, antes de disputar o quadrangular da morte.

Não bastasse, Vitinho balançou as redes contra três dos times que disputam a Série A do Brasileirão: Chapecoense, Avaí e Figueirense. Faltou apenas o Joinville. Retrospecto que leva o técnico Amaro José a encher a boca para elogiar o "craque do time", apesar de admitir que o jogador tem dificuldades de posicionamento.

- É um atacante diferenciado, que joga tanto como referência, quanto pela beirada. Ele foi o artilheiro da competição, fazendo gols de perna direita, esquerda, cabeceio. É um atacante bem versátil. Era o craque do meu time. Via muitas virtudes nele. É um atleta de boa estatura, tem boa condução de bola e velocidade. Também é brigador. É da característica que o torcedor do Grêmio gosta. Tem força, mas é extremamente técnico e inteligente. Mas às vezes é um pouco ansioso, no posicionamento do impedimento - avalia o treinador, em contato com o GloboEsporte.com.

Vitinho defendeu o Guarani de Palhoça no Catarinense (Foto: Fernando Júnior/SERC Guarani)

O técnico do Guarani esteve em Porto Alegre com o atacante nesta segunda-feira e o acompanhou enquanto realizava exames médicos para assinar com o Tricolor. O antigo comandante não esconde o quão empolgado está o jogador por vestir a camisa do Grêmio.

- Eu estava presente. Está deslumbrado. Com muita expectativa. Ele sabe que é a grande oportunidade da vida dele e está preparado para fazer história pelo Grêmio - destaca.

Empresário de Vitinho desde que o jogador retornou aos gramados, em 2011, pelo Aracruz-ES, Sandro Zardo afirma que foi a intensidade e a movimentação do jogador que o atraíram, à época, "além da mentalidade vencedora". De acordo com o representante, o atacante despertou o interesse de clubes da Europa, como o Braga, de Portugal. Pesaram em favor do Tricolor a figura de Felipão e a história do clube.



- Ele sempre teve a mentalidade vencedora. Sempre soube o que queria, e isso é muito importante. Ele é muito inteligente. É um cara que escuta muito. Nós tivemos muitas propostas, inclusive da Europa. A gente foi trabalhando. O Grêmio sempre monitorou ele, e as coisas aconteceram. Ele está muito feliz, muito emocionado de defender um clube com a história do Grêmio, de trabalhar com um técnico tão vencedor como é o Felipão. Mas também está com o pé no chão. Sabe que vai ter que trabalhar muito ainda - ressalta Zardo.

A comparação com os dois atuais centroavantes gremistas também ajuda o novo contratado. Juntos, Yuri Mamute e Braian Rodríguez não marcaram sequer a metade dos 11 tentos anotados por Vitinho. Mamute tem três gols anotados em 14 jogos. O uruguaio, por sua vez, tem um em 12. Ainda assim, o novo contratado é tratado como uma aposta pelos gremistas.

- É uma aposta. Uma opção para grupo. Vamos ver como ele vai desempenhar - afirma o presidente Romildo Bolzan.

Assim que for confirmado pelo Tricolor, Vitinho será o oitavo reforço do Grêmio para 2015. Antes dele, o Tricolor apresentou os meias Douglas e Cristian Rodríguez, o atacante Braian Rodríguez, os laterais Marcelo Oliveira e Galhardo, o zagueiro Erazo e o volante Maicon. Destes, Cebolla, que atuou apenas 89 minutos e sofreu com lesões em pouco mais de um mês de clube, já teve seu contrato rescindido.

VEJA TAMBÉM
- Ex-Grêmio se aproxima de comprar clube paulista
- Pepê pode deixar o Grêmio em 2025
- Grêmio dispensa auxiliar técnico de Renato Gaúcho






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

20/9/2024



19/9/2024