1Win

Grêmio desafia histórico fora e jejum de 18 anos contra Cruzeiro no Mineirão

Tricolor inicia recuperação sob comando de Renato, que tenta superar Raposa em Minas Gerais; equipes se enfrentam às 18h30 deste sábado pela 28ª rodada


Fonte: Globo esporte

Grêmio desafia histórico fora e jejum de 18 anos contra Cruzeiro no Mineirão
Renato quer time malandro contra o Cruzeiro (Foto: Beto Azambuja/GloboEsporte.com)
Ao seu jeito, enérgico e motivador, Renato Gaúcho pede que o Grêmio entre em campo com foco total para bater o Cruzeiro neste sábado, às 18h30, e, assim, acender de vez as chances de alcançar o G-4 – ou um eventual G-5 – do Brasileirão. O retrospecto ruim fora de casa no Brasileirão é mais um desafio encarado na série contra mineiros e depois o Vitória, em Salvador. Além disso, o Tricolor só ganhou uma vez da Raposa na história no Mineirão, há quase 18 anos.

Depois de acabar com o jejum de vitórias e dar a vantagem ao clube gaúcho na Copa do Brasil, a intenção é melhorar o aproveitamento longe da Arena. Até os momentos, são apenas duas vitórias no Brasileirão, sendo a última no clássico contra o Inter, no Beira-Rio, dia 3 de julho.

- Temos mais um desafio extremamente importante. Fora de casa, o Grêmio tem que ter um desempenho melhor do que vinha tendo até agora no Campeonato Brasileiro - disse o vice de futebol Adalberto Preis após a vitória sobre o Palmeiras, na Copa do Brasil.

Malandramente

Com base na "malandragem", o técnico Renato pretende usar o momento ruim do rival para vencer outra vez. A Raposa é atual 18ª colocada no Brasileirão, com 30 pontos.

- É o que vocês estão falando. É a malandragem. Tem que tirar proveito do desespero do adversário. Como se tira? Com malandragem. Os experientes passando tranquilidade, confiança, para os mais jovens. Mesmo com o Cruzeiro nesta situação, é um jogo muito difícil. Temos que nos colocar no lugar do adversário, o torcedor cobra bastante, a bola queima, às vezes dá desespero. Tudo isso precisamos tirar proveito. Como? Com malandragem - disse Renato.

Desfalcada, a equipe tricolor terá alguns ajustes (confira a provável escalação abaixo). Mesmo que uma vitória sobre o Cruzeiro seja benéfica ao maior rival, Inter, na luta contra o Z-4, a garantia de Renato é: o Grêmio vai fazer a própria parte, sem olhar para os lados.

– Acho que o Grêmio vai fazer a parte dele, no Brasileiro tem objetivo de buscar uma vaga no G-4. É normal buscar os resultados e até ajudar o Inter, porque os dois próximos jogos vão pegar dois adversários que estão brigando com o Inter. Mas a gente não está aqui para prejudicar ou ajudar ninguém, estamos aqui para fazer nossa parte. E entramos com o objetivo de buscar vaga na Libertadores, se vai ajudar A, B ou C, não existe isso – garante o técnico Renato Gaúcho.

Há quase 18 anos

A longínqua e isolada vitória ocorreu em 18 de outubro de 1998 e teve reflexos positivos na campanha do tricolor no Brasileirão daquele ano. Num jogo com duas expulsões do lado do Cruzeiro, do meia Vagner e do atacante Alex Alves, a equipe de Celso Roth, hoje técnico do Inter, conseguiu fazer valer a superioridade numérica para vencer por 2 a 0. Rodrigo Mendes e o zagueiro Scheidt anotaram os gols.

A partir do triunfo, pela 25ª rodada, o Tricolor conseguiu saltar da 17ª colocação na tabela até encerrar a primeira fase em oitavo, com vaga nas quartas de final do Brasileirão (quando tinha formato em mata-mata). A equipe caiu, porém, diante do Palmeiras, primeiro colocado da primeira fase, em três confrontos, com duas derrotas e uma vitória.

De resto, o Tricolor amarga 14 derrotas e três empates nas outras 17 partidas contra a Raposa no Brasileirão. Desde a vitória em 1998, o Grêmio enfrentou o Cruzeiro no Mineirão em nove oportunidades, com sete tropeços e dois empates.

De olho na vaga na Libertadores, o Grêmio é o atual oitavo colocado, com 40 pontos na tabela do Brasileirão. A equipe está a cinco pontos de distância do Santos, quarto colocado, com 45, e a três do Fluminense, que figura em quinto.

> CRUZEIRO X GRÊMIO - 28ª RODADA DO BRASILEIRÃO

Local: Mineirão, em Belo Horizonte.

Data e horário: sábado (1º/10), às 18h30.
Provável escalação do Grêmio: Bruno Grassi; Wallace Oliveira, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Kaio, Jailson, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha; Luan.
Desfalques: Marcelo Grohe, Edílson, Walace, Maicon, Negueba e Bolãnos.
Pendurados: Marcelo Oliveira, Ramiro, Luan e Bolaños.
Arbitragem: Celmo Alves Resende Cunha, auxiliado por Cristhian Passos Sorence e Leone Carvalho Rocha (trio de GO).
Transmissão: SporTV (menos MG), Premiere e PFCI (com Luiz C


VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Estas histórias de tabu, de não ganhar nesse ou naquele estádio, desse ou daquele time, para mim é uma falta de determinação e coragem. Tem que jogar com garra e determinação, e ganhar onde quer que seja, pois senão nunca seremos campeões.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/4/2024

24/4/2024