Conmebol adia jogos de Grêmio e Inter por competições sul-americanas para junho.

Fonte: -

Por causa das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, a Conmebol adiou mais um jogo do Grêmio pela Copa Libertadores e mais um jogo do Inter pela Copa Sul-Americana. O anúncio foi feito nesta terça-feira. Foram adiados os jogos entre Grêmio e Estudiantes pela Copa Libertadores (previsto inicialmente para 15 de maio) e entre Inter e Delfín (16 de maio) pela Copa Sul-Americana. As duas partidas seriam em Porto Alegre. A Conmebol já havia adiado as partidas Huachipato x Grêmio e Real Tomayapo x Inter, que seriam realizados nesta semana, com os times gaúchos como visitantes. O plano da Conmebol é que essas partidas sejam disputadas na data Fifa de junho, entre 1 e 12 de junho, ou durante a Copa América (20 de junho a 14 de agosto). No entanto, tal decisão ainda está longe de ser tomada. A Conmebol vai aguardar a situação melhorar e consultar tanto a CBF quanto os clubes antes de anunciar uma definição. Nesta terça-feira, a CBF anunciou o suspensão da participação de todos os times gaúchos de competições nacionais durante 20 dias, até o dia 27 de maio . A decisão atendeu a um pedido formulado pelos próprios clubes e encaminhado para a CBF pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Por enquanto, está descartada uma paralisação geral das competições nacionais. Também está fora de cogitação qualquer plano de retirar os times gaúchos do Rio Grande do Sul para que mandem suas partidas fora do Estado. Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o número de mortes por causa das enchentes já chegou a 90. Mais de 130 pessoas estão desaparecidas e há mais de um milhão de desabrigados.

Estádio Beira-Rio é atingido pela cheia do Guaíba — Foto: Renan Mattos/Agência RBS

Arena do Grêmio completamente alagada pelas chuvas em Porto Alegre — Foto: Reuters